Programa Educação e Família é lançado em escolas municipais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Buscando estimular e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante, aconteceu, na última quinta-feira (9), na Secretaria de Educação de São Gonçalo, o lançamento do Programa Educação e Família. Estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Maurício Nascimento, e os diretores e conselheiros escolares das 14 escolas municipais que foram selecionadas segundo critérios do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, foram selecionadas 5.755 Escolas Públicas de Educação Básica no Brasil.

"Principalmente neste período em que ainda estamos vivendo uma pandemia, é muito importante a participação dos pais na vida escolar do aluno. Esse projeto aproxima os responsáveis e as escolas, fazendo com que estejam mais integrados às rotinas da unidade em que seu filho estuda, conhecendo as instalações físicas, interagindo com professores e demais profissionais da educação e ainda podendo opinar junto aos diretores quanto às propostas, para fazer do ambiente escolar um local cada vez mais agradável para o aluno", explicou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

No Programa Educação e Família, serão desenvolvidos alguns planos de ação com oficinas, palestras, visitas guiadas, reunião de talentos, rodas de conversa, entre outras atividades que serão definidas exclusivamente pela comunidade escolar, principalmente pelos conselhos escolares de cada unidade contemplada. Por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), será viável o financiamento dos planos de ação das escolas, que têm prazo de envio até 30 de setembro.

Os princípios que norteiam o programa são a promoção da educação como direito social básico; a oferta de educação de qualidade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; e o protagonismo da família e da escola para a garantia do direito à educação e construção do projeto de vida do estudante.