Dia da Segurança do Paciente terá ações de conscientização

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é comemorado nesta sexta-feira (17) e no município de São Gonçalo a data será lembrada nos espaços de espera da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, no São Gonçalo Shopping, com orientações aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre como podem ajudar na manutenção da saúde com cuidados simples, como manter as mãos higienizadas. As ações irão acontecer em outras unidades de saúde da rede municipal.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cultura de segurança do paciente é definida como o produto de valores, atitudes, percepções e padrões de comportamento que determinam o compromisso no manejo dos pacientes nos serviços de saúde. Ao todo são seis metas para garantir a segurança do paciente: identificação; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; higienização das mãos para evitar infecções; comunicação entre os profissionais de saúde sobre o caso de cada paciente; realização de cirurgia segura com procedimento e paciente corretos e prevenção de quedas e úlceras pela inércia do corpo.

O objetivo é reduzir, a um mínimo aceitável, danos desnecessários associados à falta de cuidado da saúde. Os danos podem ser de vários tipos, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, incapacidade e morte. "Muitos incidentes podem ser evitados na rede da atenção básica e especializada e, principalmente, durante as internações hospitalares. Medidas simples preventivas podem evitar sofrimento desnecessário, economizar recursos e salvar vidas", disse a superintendente em Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gláucia Capibaribe.

O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente através da portaria 529, de 1º de abril de 2013, que é alinhado às iniciativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionadas ao tema.

"A intenção é uma só: garantir que o paciente entre em uma unidade de saúde e seja atendido com todos os cuidados necessários, evitando infecções, erro na administração de medicamentos, na condução de procedimentos e falhas administrativas por falta de comunicação e perda de documentos", disse o secretário municipal de Saúde de São Gonçalo, Dr. André Vargas.