Saúde da mulher é destaque em Casimiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A população feminina de Casimiro de Abreu ganhou um presente na última semana: Ônibus Rosa, que começa a funcionar a partir desta segunda-feira. Na última sexta-feira, a unidade móvel esteve em Barra de São João para demonstração de exames de mamografia, ultrassonografia e também palestras.

"O Ônibus Rosa foi licitado para evitar que as pacientes saiam do mnicípio para realizar ginecológicos. A ideia é que a gente chegue em outubro com toda a demanda reprimida zerada", informou o secretário de Saúde, Ronaldo Steele.

O sistema de marcação para a realização dos exames será feito pela Central de Controle de Avaliação da Secretaria de Saúde, por meio de encaminhamento médico. Inicialmente, serão atendidas pacientes com marcações de exames em atraso.

O objetivo da Secretaria é que a Unidade de Saúde permaneça três vezes por semana em cada distrito, mas por conta da demanda reprimida o Ônibus ficará nesse primeiro momento três dias da semana em Casimiro e outros três dias em Barra.

Tendo em vista que o diagnóstico precoce é essencial para a cura do câncer de mama, a realização de exames de mamografia será ampliada de 30 por mês para 80 por mês.

"A mamografia é um exame a qual a mulher precisa de avaliação de um ginecologista. Por isso, a indicação para esse exame não é feita pela Atenção Primária e sim pela média complexidade, ou seja, um especialista", explicou o secretário.