Niterói: mostra individual nos Correios 'recicla' e 'liberta'

Carla Carvalhosa ressignifica com arte objetos que seriam descartados - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na individual que ocupa o Espaço Cultural Correios de Niterói, até o dia 30 de outubro, Carla Carvalhosa deu asas à "Liberdade", nome da sua exposição. As asas, aliás, se fazem literalmente presentes em algumas obras apresentadas. Alem disso, uma grande instalação construída com embalagens de detergente líquido reaproveitadas, o ápice da mostra, convida o público visitante a interagir.

'Nesses tempos tão difíceis de pandemia, "liberdade" se tornou algo muito além de um estilo de vida para mim. A mostra é uma coletânea de reflexões sobre liberdade individual. Uma instalação confeccionada com embalagens plásticas, por exemplo, representa a "transcendência", nela, convido o público a interagir', explica a artista carioca.

A artista segmenta a exposição em quatro momentos, utilizando temáticas da vida, enriquecidas com pequenos textos. No primeiro, apresenta obras que refletem a liberdade com cenas do cotidiano onde o direito de ir e vir parece não ter limites. Em seguida, mergulha no mundo subaquático, onde real e imaginário se confundem. No terceiro momento, retrata aquilo que lhe afeta, o que sustenta e fortalece em tempos de crise.

'Pegar embalagens e papéis que descartamos todos os dias, ressignificar e mudar o destino desses materiais é, sem dúvida, um grande desafio. Vai além da criatividade, porque tira o artista da sua zona de conforto', ressalta Carla.

Desde muito jovem, a artista carioca demonstrou sua paixão pelo desenho. Com o passar dos anos, começou a pesquisar técnicas de maneira espontânea e autodidata, ingressando assim no mundo das artes.

Sob curadoria de Márcia Costa, foram reunidas ao todo 30 telas de estilos variados - realismo, hiper-realismo, impressionismo, cubismo, abstracionismo e modernismo - e técnicas diversas,
além de três esculturas compostas, tridimensionais, de papietagem em jornal e papel marchê.

O Espaço Cultural Correios Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói. Até 30 de outubro. De segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.