Painel do RJ ganha mapa de variantes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, a partir desta semana, vai publicar semanalmente, no Painel Covid-19 (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#), o mapa do monitoramento genômico das variantes do vírus SARS-CoV-2 no Estado do Rio de Janeiro. A medida tem como objetivo garantir mais transparência aos dados da pandemia e permitir que os cidadãos tenham acesso às informações da evolução da doença no estado.

Ao acessar a aba "Variantes Covid-19" no menu superior do Painel, é possível entrar na página de dados, que conta com opção de consulta por variante, data, cidade e região de saúde. A atualização, toda sexta-feira, às 17h, será acompanhada de um boletim semanal com uma análise sobre o cenário atual das variantes. A primeira edição já está no ar.

"A divulgação do monitoramento genômico no Painel da Covid-19 do estado vai garantir mais transparência à população sobre as variantes que estão em circulação. Recentemente, vimos que a predominância da variante Delta substituiu a da variante Gamma, reforçando a agressividade dessa linhagem em termos de transmissibilidade. Com esses dados, queremos reforçar junto à população a importância dos cuidados sanitários no controle da Covid-19 e da vacinação, principalmente as duas doses", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Na análise realizada com amostras coletadas na semana epidemiológica 35 (de 28/08/21 a 04/09/21), foram realizados 56 sequenciamentos, sendo todos positivos para a variante Delta.