Vacinação contra raiva começa sábado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói inicia no sábado (25) a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A campanha deste ano foi dividida em quatro etapas, cada uma delas em uma região diferente da cidade. Por isso é importante ficar atento ao calendário. Para evitar aglomerações, como estratégia de prevenção à Covid-19, a recomendação é para que apenas uma pessoa leve um animal de cada vez para a vacinação.

A primeira região a receber a campanha será a das Praias da Baía, no sábado (25), das 8h às 17h. Cerca de 100 profissionais estarão mobilizados para a ação. No dia 2 de outubro será a vez da Região Norte, no dia 9 de outubro a vacinação será na Região Oceânica e finalizando a ação no dia 16 de outubro, na Região de Pendotiba.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Villas Boas, estima que sejam aplicadas 60 mil doses de vacina em cães e gatos, machos e fêmeas, com idade superior a três meses de vida.

"No dia em que a vacinação estiver acontecendo na sua região, é muito importante levar o seu pet em um dos postos mais próximos de sua casa. A vacina é bastante segura e não há contraindicações", recomenda Fábio Villas Boas.

Para a vacinação os cães devem ser conduzidos por coleiras e em casos de animais grandes, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte. A pessoa que for conduzir um animal para vacinar, deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele. Os funcionários do posto de vacinação estarão usando todos os equipamentos de proteção individual preconizados para a sua segurança.

Além dos postos por região, haverá um posto drive thru funcionando durante todos os sábados da campanha, também das 8h às 17h, no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, atrás do terminal João Goulart, com acesso pela Avenida Jansen de Melo, no Centro. Além disso, na sede do CCZ, à Rua Coronel Miranda, 18, na Ponta D'areia, também haverá uma equipe de prontidão nos mesmos dias e horários da campanha vacinando os animais.