São Gonçalo anuncia plano estratégico

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), apresentou, ontem (22), no Teatro George Savalla Gomes, a versão inicial do Plano Estratégico Novos Rumos São Gonçalo, que traz as prioridades para investimentos com os recursos obtidos com o leilão de privatização da Cedae.

O plano apresenta cinco eixos de ações consideradas prioritárias e será submetido à consulta popular através da plataforma digital Colab. O objetivo da consulta é fortalecer o diálogo e a participação do cidadão para a tomada de decisões sobre a implantação de políticas públicas que beneficiem a população.

O planejamento estratégico está dividido em cinco eixos: Cidade Segura, Cidade Saudável, Cidade Bem Cuidada e Organizada, Cidade Justa e Inclusiva, Gestão Eficiente e Transparente. As metas foram definidas a partir de consultas feitas pela Semgipe às demais secretarias municipais e refletem as ações prioritárias do governo do prefeito Capitão Nelson, planejando e orientando a execução de projetos a médio e longo prazos.

O Plano Estratégico também prevê a criação do Fundo Municipal São Gonçalo do Futuro, que terá o objetivo de garantir a segurança fiscal para a cidade. Por fim, o plano permite a participação dos cidadãos através de consulta pública disponibilizada pelo aplicativo Colab e o acompanhamento das ações por meio do site da Prefeitura, no domínio http://www.pmsg.rj.gov.br/plano-estrategico/.

Na divisão dos recursos obtidos com a privatização da Cedae, São Gonçalo receberá um total de R$ 1.023.216.690,80. A Prefeitura terá total autonomia para definir a aplicação dos recursos, o que reforçou a necessidade de elaboração de um plano estratégico para melhor definir as prioridades e garantir ações que possam gerar mais qualidade de vida para a população.

A apresentação foi realizada pelo secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, e contou com a presença do governador Cláudio Castro, do deputado federal Altineu Côrtes, do deputado estadual Jalmir Júnior, do diretor superintendente da concessionária Águas do Rio, Sérgio Braga, que irá assumir os serviços hoje executados pela Cedae em São Gonçalo, além de secretários e vereadores.

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, explicou que as ações de investimento precisam potencializar o processo de mudança em todas as áreas do município, visando à garantia de mais qualidade de vida ao gonçalense, que amarga, há décadas, problemas crônicos causados pela ausência de políticas públicas que resultem em benefícios práticos para o dia a dia do cidadão. O plano estratégico irá alterar não apenas o espaço público, melhorando a mobilidade urbana, combatendo áreas de alagamento e ampliando a oferta de serviços básicos, mas tem o objetivo de promover maior geração de renda e autonomia econômica para a população.

"Queremos não só garantir um futuro próspero, mas trabalhar e agir para que essas ideias saiam do papel para uma nova realidade da cidade, na qual a qualidade de vida da população seja, de fato, o principal foco da administração municipal. Recebemos um aporte do leilão da Cedae e nada mais do que justo passar de forma transparente como esse dinheiro será empregado, para que toda sociedade tome conhecimento", afirmou Capitão Nelson, garantindo que sua gestão irá devolver o orgulho ao gonçalense.

O governador Cláudio Castro participou da apresentação e das comemorações pelos 131 de emancipação de São Gonçalo e destacou a gestão que vem sendo empregada no município.

"A prioridade é São Gonçalo. E, com essa equipe da Prefeitura, em que os projetos são elaborados com muita capacitação técnica e e uma apresentação brilhante do Plano Estratégico Novos Rumos, temos a certeza da evolução que a gestão de São Gonçalo está tendo. Esse R$ 1 bilhão é apenas um valor. Fundamental é que, num prazo de cinco a 12 anos, todas as pessoas terão água em casa, saneamento básico, o esgoto será tratado e não será mais jogado in natura nos nossos rios e córregos. Além disso, vamos gerar milhares de empregos, gerar dignidade. Esse é o maior legado da concessão", destacou Castro, ao falar sobre o leilão da Cedae.

Um dos grandes parceiros da atual gestão, o deputado federal Altineu Côrtes marcou presença na cerimônia e destacou os feitos no início da gestão do prefeito Capitão Nelson.

"Ao longo de 20 anos que tenho de vida política, ninguém fez o que o senhor está fazendo por São Gonçalo. Estamos podendo viver esse momento, de ter uma cidade diferente do que se vinha tendo até aqui. Gostaria de parabenizar o Capitão Nelson e toda a sua equipe por esse trabalho", disse o deputado.

O diretor superintendente da concessionária Águas do Rio, Sérgio Braga, parabenizou a cidade e destacou as primeiras ações da empresa na cidade.

"Estamos muito felizes em participar dos 131 anos de São Gonçalo e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade. Temos como primeira etapa de ação no município, a regularização do abastecimento de água e, posteriormente, a expansão do serviço. Um trabalho comprometido com o meio ambiente, conduzindo corretamente o tratamento do esgoto e também na área social, com projetos em parceria com a Prefeitura que venham beneficiar a população mais vulnerável", afirmou o diretor superintendente da Águas do Rio, Sérgio Braga.

Show - No aniversário da cidade, o teatro municipal de São Gonçalo foi palco de uma grande celebração pelos seus 131 anos de emancipação, recebendo o cantor Tiee e sua banda.

Cria da cidade de São Gonçalo e com 90 por cento dos seus músicos também gonçalenses, o artista fez com que o público presente cantasse junto sucessos como 'Modo Avião' , Inoperante, Eternamente e "Porradão", que projetou o artista nacionalmente.

Tiee relembrou o período em que morou na Amendoeira, e no Pacheco, onde passou a sua infância e juventude.

Os ingressos para o show foram sorteados pela prefeitura para a população, como forma de comemorar o aniversário da cidade no mais novo equipamento cultural de São Gonçalo.

"Infelizmente, por conta das restrições da pandemia, não pudemos ter um espaço aberto para receber esse grande show. Que a população da nossa cidade possa aproveitar esse local, um equipamento desses tem que servir à cidade", disse o prefeito Capitão Nelson, que recebeu pessoalmente os contemplados para assistir o show .