Maricá: motos lideram infrações

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de Maricá registrou 6.490 infrações cometidas por motociclistas de janeiro a agosto de 2021. Destas, 4.500 foram por não uso do capacete, o que equivale a 69% do total. O levantamento, feito pelo Grupamento de Trânsito Urbano (GTU), Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (Seop), traça um perfil das principais irregularidades cometidas no trânsito por motociclistas no município.

O estudo mostra ainda que foram registradas 400 infrações por conduzir uma moto sem habilitação, enquanto 900 pilotos foram flagrados andando na contramão, 600 por transitar no passeio e 90 infrações por manobras arriscadas.

Para o inspetor Silva, responsável pelo GTU, o maior problema detectado pelo órgão é a falta do capacete pelos motociclistas.

"Antes de tomar qualquer medida administrativa, os motociclistas e seus acompanhantes são orientados a buscar o capacete. Não conseguindo sanar o problema no local, é lavrado o auto de infração, o condutor é infracionado, sua habilitação é recolhida e a motocicleta rebocada para o depósito municipal, por se tratar de uma infração gravíssima", explicou o inspetor.

Com o objetivo de chamar a atenção de motoristas e motociclistas sobre direção segura, a Prefeitura de Maricá aproveitou a Semana Nacional do Trânsito para promover ações de conscientização sobre problemas causados no trânsito.