Multivacinação começa hoje

A campanha, que se inicia hoje (1º de outubro) e vai até o dia 29 de outubro. São 18 tipos de vacinas à disposição - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde anunciou ontem (30) o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará, em 45 mil postos de vacinação localizados em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Durante a cerimônia de lançamento da campanha, que se inicia hoje (1º de outubro) e vai até o dia 29, as autoridades destacam o papel importante que pais e responsáveis têm para o sucesso da campanha com público-alvo de crianças e adolescentes até 15 anos.

Eles, no entanto, manifestaram também preocupação com a queda nos índices de vacinação que vêm sendo observados desde 2015. Segundo eles, em parte isso é explicado pela disseminação de notícias falsas (fake news) e pela atuação de grupos antivacinas.

De acordo com o secretario de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, a campanha deste ano é "mais relevante" porque o governo vem identificando, desde 2015, uma "tendência de queda nos índices de vacinação". Segundo ele, essa queda tem, entre suas causas, o "desconhecimento sobre a importância da vacina, as fake news, os grupos antivacinas e o medo de eventos adversos". Aponta também como causa os horários de funcionamento das unidades de saúde que, às vezes, são incompatíveis com as novas rotinas da população.

Preocupação similar manifestou o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire. "A campanha publicitária é importante e urgente, porque temos de combater de forma dura as fake news e o movimento antivacina que vem estimulando a população a não procurar a vacina e, assim, ficar desprotegida".

O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, reiterou que a pandemia mostrou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), e acrescentou que seu sucesso tem por base a unicidade que abrange os âmbitos federal, estadual e municipal. "O Brasil tem cultura de vacinação, e isso tem se mostrados nos números da covid-19, em um patamar de 60% vacinados com as duas doses. Temos agora 30 dias para vacinar nossas crianças com idade de até 15 anos. São vacinas seguras, e a gente incentiva que os pais levem as crianças para que possamos erradicar essas doenças", disse.

Segundo o ministro, que substitui Marcelo Queiroga, ainda em isolamento após diagnóstico de covid-19, o governo já trabalha com a possibilidade de ampliar o período inicial previsto para a Campanha Nacional de Multivacinação. "Sabemos que haverá mais tempo disponível porque o Brasil é muito grande, e que existem realidades diferentes no país", antecipou.

São Gonçalo- A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começa, hoje (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e Adolescente 2021 até 14 anos. A campanha acontecerá até o dia 29 de outubro e terá o Dia D no dia 16 de outubro, um dia antes do Dia Nacional da Vacinação. A cidade contará com 75 salas para a imunização - todas que já fazem as vacinas de rotina na rede de saúde do município.

O objetivo da Campanha de Multivacinação é atualizar a caderneta de vacinação das crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Estarão disponíveis para esta ação as vacinas dos calendários de vacinação da criança e do adolescente. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativa, Pólio Oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral ou tríplice viral varicela, DTP, Hepatite A, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV, Influenza e DTPA.

"A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e Adolescente 2021 é uma realização do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a mobilização será nacional, inclusive o Dia D, marcado para o dia 16 de outubro. A intenção é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Muitas ficaram sem fazer as vacinas devido à pandemia no ano passado. Temos que ficar atentos e vacinar as crianças e lembrar que todas as vacinas são importantes", disse a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, Thainá Fratane.