Niterói Animal é 'o bicho'

O app da Prefeitura de Niterói é gratuito e oferece uma galeria de fotos de animais que estão disponíveis para adoção - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 2 mil niteroienses já se cadastraram no aplicativo Niterói Animal, que tem o objetivo de agilizar o agendamento de cirurgias de castração e também a adoção de bichos de estimação. O app da Prefeitura de Niterói é gratuito e oferece uma galeria de fotos de animais que estão disponíveis para adoção, com informações detalhadas sobre os bichinhos. Os interessados podem acessar e fazer contato direto com os protetores responsáveis. Três animais já encontram um novo lar pelo aplicativo e outros sete estão disponíveis para adoção. O aplicativo foi desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

"Niterói é uma cidade referência na proteção animal. Foi um desafio efetivar este projeto, mas agora é uma realidade: o aplicativo veio para modernizar e agilizar o processo de inscrições na castração e também a adoção. Esta iniciativa permite ampliar o trabalho e as políticas públicas de proteção animal da Prefeitura de Niterói. Com a castração, diminuímos o número de animais abandonados e ajudamos na saúde dos bichinhos", explica o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira.

Em 10 de setembro, dia em que entrou em funcionamento, para a castração de gatos foram preenchidas em 50 minutos. No dia 29 de outubro, mais 350 vagas para castração de cães e gatos serão disponibilizadas no aplicativo Niterói Animal. Os agendamentos serão para cirurgias nos meses de novembro e dezembro e será a última oferta do ano no aplicativo.

"Nós nos surpreendemos pelo fato de as vagas terem sido preenchidas tão rápido e com a quantidade de pessoas que fizeram o cadastro no aplicativo. Demonstra que acertamos em lançar essa ferramenta e o interesse da população de Niterói em cuidar bem dos animais", afirma.

Pereira explica que outra vantagem do aplicativo é que, se uma pessoa agendar uma castração e por algum motivo cancelar, a vaga retorna para o sistema. "As vagas das pessoas que desistiram voltam e são preenchidas também muito rápido. É mais um exemplo do sucesso da iniciativa", diz.

O Niterói Animal, que está disponível para baixar nas lojas de aplicativos do Google e da Apple. Entre as funcionalidades, o app permite o agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar procedimentos.

Após instalar, o usuário faz o cadastro na plataforma para ter acesso à área de agendamento de castrações. O sistema só pode ser usado por moradores de Niterói.

O dispositivo será, ainda, uma ferramenta importante para o município alimentar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados totais, por espécie e gênero, idade e bairro de residência dos tutores.

Mais de 10 mil castrações em 4 anos - A Coordenadoria Especial de Proteção Animal é responsável pelo Centro de Controle de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, que completou 4 anos em julho, e pelo Castramóvel. As duas unidades juntas já realizaram mais de 10 mil cirurgias de castração desde o início de suas atividades. A meta é fechar 2021 com mais 2.500 esterilizações realizadas. A Ceda iniciou estudos para implantação, em 2022, de dois módulos fixos de castração em duas regiões da
cidade.