Distrito de Arte do Porto: visitas a partir de amanhã

Homenagem a Arlindo Cruz e Beth Carvalho é de autoria de Daniel Nadi - Foto: Divulgação/Acervo Núcleo de Ativação Urbana

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Distrito de Arte do Porto, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, será aberto para a visitação amanhã (8), com 18 murais de graffiti assinados por artistas, o que promete se tornar a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina, com mais de 11.000m² já grafitados. O espaço nasce junto com o 1° Fórum de Arte Urbana do Rio.

O projeto, segundo o curador e artista Daniel Nadi, tem como propósito ocupar e transformar a região, além de homenagear e gerar reflexões em vários segmentos e temáticas. É dele a homenagem ao samba com Beth Carvalho e Arlindo Cruz intitulada de "O último dueto". Já o painel feito pela artista Juliana Fervo reforça a liberdade profissional das mulheres, tendo como ilustração uma mulher que trabalha no setor petrolífero, levantando a discussão sobre equidade de gênero no mercado offshore.

"A minha participação no projeto como artista foi fazendo o segundo painel, homenageando Beth Carvalho e Arlindo Cruz. A Beth, que é conhecida como madrinha do samba, e o Arlindo, que é um grande poeta, como se fosse o último dueto entre eles, eternizando de alguma forma esta linda parceria. Além disso, sou um dos curadores do projeto, convidando outros artistas e auxiliando na organização, para entender como esses artistas podem interagir, como as artes podem conversar e que fique harmonioso. O que mais me comove é a retomada da arte para trazer cor e vida aquele local e, por ela ser uma arte de rua, combina muito bem com esse ambiente e a realização do Fórum de Arte Urbana que trará discussões sobre o mercado aqui no Rio sobre o graffiti", conta Nadi.

Já o artista ACME ilustra histórias das comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, além do mural com os líderes do movimento negro realizado com o apoio do Consulado Geral dos EUA no Brasil; Airá OCrespo apresenta o mural "Leite Derramado", onde o artista expõe a desigualdade social com uma imagem que abre um debate para diversas interpretações e discussões sobre a dinâmica da nossa sociedade desde os tempos coloniais. Uma pintura com caráter emocional, que traz a amamentação, mas que provoca profundas reflexões para quem tem o prazer de encontrá-la na rua.

O projeto é uma idealização do Núcleo de Ativação Urbana, que explora espaços, territórios e cidades a partir da visão de empreendedorismo, economia criativa, inovação e desenvolvimento social. "É uma realização construir um grande corredor cultural que abriga, a céu aberto, diversos murais pintados e grafitados, majoritariamente, por artistas urbanos locais. Com o espaço, queremos promover a economia local, enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade", planeja Hiroshi Shibuya, CEO do Núcleo de Ativação Urbana.

O Distrito de Arte do Porto estará aberto a visitações a partir de amanhã, 8 outubro, no Passeio Ernesto Nazareth, entre a Rua Prof. Pereira Reis com a Av. Cidade de Lima, próximo à estação do VLT.