Ministério da Saúde visita Cievs de SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Conhecer como funciona o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e todas as suas funções. Com esse objetivo, uma equipe do Ministério da Saúde, ligada à rede nacional do Cievs, visitou as dependências da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ontem (7). O virologista e coordenador do Cievs/SG, Raphael Rangel, fez a apresentação de como funciona o centro e mostrou os desafios e estratégias do serviço, que tem convênio com a Universidade de Toronto, no Canadá, para a avaliação dos dados de saúde da cidade.

A instalação do Cievs de São Gonçalo - em funcionamento desde o início deste governo - ajuda os gestores da saúde a entenderem como está a circulação de doenças na cidade, principalmente em relação à pandemia do covid-19. Com os dados - muitos avaliados em tempo real - há a capacidade de gerir os serviços de saúde com mais qualidade. As tomadas de decisões do governo municipal são diretamente ligadas aos diferentes estudos realizados pelo centro de inteligência.

A integração dos dados entre hospitais e serviços oferecidos também ajudam a melhorar e direcionar as medidas, não só em unidades de saúde, mas nas ações externas que influenciam a saúde dos moradores, como a sanitização pelas ruas da cidade contra o coronavírus e a pulverização de inseticidas contra a dengue, zika e chikungunya.

"Nunca vi um trabalho desses nas cidades que visitei até agora. A Capital tem algo parecido, mas o Cievs de São Gonçalo está muito mais completo", disse o técnico do Cievs Nacional, Akeni Coelho.