Plataforma Digital abre inscrições

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, da Prefeitura de Niterói, está com um portfólio com cursos para todas as idades. A unidade retomou as atividades presenciais no último dia 20 depois de um período de aulas remotas por causa da pandemia da Covid-19. Os cursos agora funcionam em sistema híbrido, com atividades presenciais às segundas, quartas e sextas-feiras e online às terças e quintas-feiras.

Entre os novos cursos estão o de Introdução aos Algoritmos. Ele é a principal base para quem deseja aprender a programar. Tem também o curso de Modelagem em 3D com Blender. A Modelagem em 3D tem proporcionado uma grande ampliação de oportunidades no mercado de trabalho. Outro curso muito procurado é o Brincando com Drones, uma oficina recreativa com mini drones para crianças de 6 a 14 anos. Ao final da oficina há o sorteio de um mini drone para os participantes. Confira a lista completa de cursos em https://eventosecursos.plataformadigital.niteroi.br

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Caio Vianna, ressaltou a importância da Plataforma Digital na formação dos jovens, sempre com opções de cursos inovadores.

"A reabertura desse importante equipamento de inclusão digital e capacitação é fundamental. Além das atividades já conhecidas na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, Niterói será a primeira cidade a ofertar curso de Blockchain gratuito para a população ter os primeiros contatos com essa nova tecnologia que está transformando várias indústrias e gerando oportunidades de empregos", destaca o secretário.

Além dos cursos, a Plataforma Digital também está aberta para moradores do seu entorno para digitar e enviar currículos e fazer inscrições online para concursos e vagas de emprego. O local também é usado por crianças e adolescentes para momentos de lazer com jogos online. É o caso de Luan Armando Treno Correa, de 13 anos, morador da Nova Brasília, que frequenta o local desde 2018.

"Aqui é muito bom. Quem não tem como comprar um computador ou um Xbox, pode vir aqui jogar. É muito legal. Sempre que dá, eu venho aqui jogar PS4 com meus amigos", conta o adolescente.

Diogo Dutra de Aguiar, de 18 anos, faz o curso de informática na Plataforma Digital, onde todos os cursos são gratuitos.

"Eu já fiz alguns cursos aqui. Agora estou fazendo o curso de Informática, que termina em 10 semanas. Esses cursos são muito bons e me ajudarão no futuro a conseguir um bom emprego", diz Diogo Dutra.

Pedro Oliveira da Silva, 15 anos, mora no bairro Venda da Cruz, esteve na Plataforma Digital da Engenhoca pela primeira vez esta semana.

"Vim jogar PS4 com alguns amigos e estou gostando muito. Dá para vir depois das aulas presenciais da escola. É melhor do que ficar em casa sem fazer nada. Assim que der, vou fazer um curso aqui também", declarou o adolescente, sem tirar os olhos da tela do computador onde disputava uma partida.

Nessa retomada das atividades presenciais, a Plataforma Digital está funcionando com 70% de sua capacidade total, para garantir o distanciamento, incluindo os usuários na fila de espera dentro da unidade para uso dos equipamentos. O uso de máscara dentro da unidade é obrigatório e o mobiliário e os equipamentos são higienizados a cada troca de usuário.

Inaugurada em abril de 2018, a Plataforma Digital da Engenhoca disponibiliza capacitação gratuita nas áreas de informática e tecnologia, como Informática Básica I, Informática Básica I - Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Introdução à Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos: Módulo I, Fotografia e Inglês Básico, entre outros. As aulas e treinamentos presenciais são desenvolvidas com equipamentos de última geração, que incluem uma impressora 3D.