Aula de higiene pessoal em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O setor da Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai mostrar como se deve lavar as mãos para pacientes, funcionários e usuários do local. Nesta sexta-feira (15), quando comemora-se o Dia Mundial de Lavar as Mãos, a equipe contará com pias móveis que ficarão na sede da secretaria. Além de mostrar como lavar as mãos corretamente com água e sabão, o setor falará sobre a importância desse ato e todas as doenças que ele pode evitar, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus.

A data foi criada para chamar atenção para a importância de lavar as mãos com água e sabão. "Temos que tornar a lavagem das mãos um hábito. Essa ação servirá para aumentar a conscientização sobre os benefícios de lavar as mãos com água e sabão, que ficou mais evidente com a doença covid-19. No entanto, esta é uma ação de saúde que deve ser permanente. Ela pode salvar vidas", disse Fátima Viegas, da Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

A lavagem das mãos previne a transmissão de várias doenças infecto-contagiosas. A maneira mais correta de lavar as mãos é esfregar - com água e sabão neutro - a palma, dorso e entre os dedos e unhas por, no mínimo, um minuto. Em lugares onde não há sabão e água, o álcool em gel pode ser usado, uma vez que ajuda na higienização e contribui para a eliminação de bactérias e vírus. Além disso, é importante que a lavagem seja periódica e aconteça várias vezes ao dia. É importante também evitar levar as mãos ao rosto.