Comércio de olho na revitalização

Com a Revitalização do Espaço Repartição Salvatori, no centro, lojas fechadas dão lugar a novos comércios e empregos - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A revitalização do Espaço Repartição Salvatori, no Centro de São Gonçalo, não está tornando apenas o local mais bonito e com infraestrutura para uso da população: segundo a prefeitura, as obras estão despertando interesse dos comerciantes. As lojas fechadas no tradicional calçadão estão reabrindo as suas portas, gerando mais economia ao município e, consequentemente, abrindo novas oportunidades de empregos.

Depois de visitar o Espaço, que fica entre a Rua Feliciano Sodré e a Avenida Presidente Kennedy, em frente à sede da prefeitura, empresários bateram o martelo: vão abrir no local uma cafeteria e uma loja de sorvetes. As obras estão em ritmo acelerado.

O local, que foi palco de grandes projetos culturais, como o Trem das Sete, perdeu todo o seu glamour há alguns anos. Moradores e empresários locais reclamavam do abandono, principalmente após a pandemia do coronavírus, quando quase todos os comércios fecharam.

"Era mato, iluminação precária, lixo e moradores de rua ocupando as calçadas das lojas fechadas. Uma cena triste, bem no Centro da cidade", contou a dona de casa Gilcéia Lima, de 54 anos, moradora de um condomínio em frente ao espaço.

Mas, há cerca de três meses, o Espaço Repartição Salvatori ganhou repaginada, por determinação do prefeito Capitão Nelson, com obras de infraestrutura e ações de conservação e jardinagem. Os jardins foram recuperados, a rede de iluminação pública revitalizada, o piso ganhou manutenção, adesivos com temas coloridos e lixeiras foram instalados nos postes e o estacionamento irregular foi proibido, assim como o tráfego de motos e carros
na via.