Imóveis compactos ganham conforto com novas plantas e são tendência no mundo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

A procura por imóveis menores nos grandes centros urbanos é uma tendência no Brasil. Um novo estilo de vida aumentou a demanda por apartamentos compactos e com manutenção mais prática. Com isso, foram gerados novos desafios para as construtoras, que passaram a lançar plantas mais planejadas, garantindo conforto, funcionalidade e praticidade nos imóveis com menos metragem.

O mercado imobiliário tem se preparado para atender a todos os gostos e bolsos, mas percebeu interesse crescente por imóveis de tamanho reduzido, como os apartamentos tipo studio - localizados em regiões valorizadas, dotadas de infraestrutura, como transporte, comércio e lazer, e próximos aos locais de trabalho. Outro grupo de compactos com grande procura são os apartamentos com dois e três quartos, com suíte, e o mesmo conforto que os mais amplos.

Os residenciais menores têm um ponto em comum: custam menos e são muito mais econômicos em todos os aspectos. A demanda por esse estilo é crescente principalmente entre os solteiros, recém-casados, separados e idosos, que querem ter menos trabalho e despesa com a gestão e manutenção da casa. Na lista de interessados incluem-se os investidores, que veem no imóvel um ativo seguro e rentável no longo prazo.

Debruçadas em projetar plantas inteligentes, as construtoras criam soluções que compensam as limitações com o máximo de aproveitamento do espaço para garantir aos moradores o mesmo nível de conforto dos imóveis mais amplos. Plantas personalizadas e mobiliadas são algumas das possibilidades na hora de negociar o contrato de compra.

Há também a valorização das áreas compartilhadas nos condomínios construídos dentro desse conceito, tudo para tornar a vida dos moradores fácil de gerenciar. Coworking, academia, piscina, local para recepção de delivery de alimentos, com geladeira e freezer, bicicletário, espaços para cuidar de pets, lavanderia e outras estruturas de suporte.

Ao planejar a compra de um apartamento como esse em Niterói, procure um dos associados da ADEMI-Niterói para contar com assessoria de profissionais qualificados desde a seleção dos imóveis até o fechamento do contrato de compra, com segurança e rapidez.