Campanha Limpa S. Gonçalo avança

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mantendo a rotina de abordagens educativas aos estabelecimentos comerciais, equipes da a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, avançam com o trabalho de conscientização da população com relação ao descarte correto do lixo no município.

As equipes já visitaram mais de 2 mil estabelecimentos comerciais com ações de conscientização. Nesta semana, estiveram nos bairros Porto da Pedra e Porto Novo. Comerciantes da Rua Maria Rita aprovaram a ação e esperam uma mudança de postura dos munícipes.

"Ações como essa fazem a diferença e precisamos melhorar essa cultura aqui no bairro, que sofre muito com esse problema de enchente por culpa dos próprios moradores que jogam muita coisa no rio", disse a vendedora Amanda Malafaia, de 29 anos, que trabalha em um pet shop.

"Fiquei até surpreso com esse trabalho e acho muito necessário, pois as pessoas têm o costume de jogar lixo no chão ou descartar o lixo do comércio de qualquer maneira e assim fica difícil. Espero que essa realidade mude em São Gonçalo", disse Douglas da Silva, gerente de uma barbearia.

Fiscalização - Até agora, 24 notificações já foram lavradas para que esses estabelecimentos provoquem as empresas que recolhem o lixo a se credenciarem junto à Prefeitura. O objetivo é regularizar a lei que rege a prestação de serviços de coleta e remoção de resíduos sólidos especiais, detalhando as regras para as empresas interessadas em atuar no município. Empresas que realizam esse serviço a estabelecimentos comerciais e industriais que descartarem, por dia, mais de 100 litros de lixo, quantidade não abrangida pela coleta municipal, já estão procurando a Prefeitura para realizar o
cadastro.

As secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente irão conduzir todo o processo e a autorização virá através do Selo Verde, emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de um ano.