Museu Municipal vai ser revitalizado em Mangaratiba

Museu de Mangaratiba foi contemplado no Edital Resgatando a História - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Museu Municipal de Mangaratiba será completamente revitalizado. A novidade foi anunciada esta semana pelo prefeito Alan Bombeiro e pelo presidente da Fundação Mario Peixoto (FMP), Jefferson Dias.

A restauração do museu, também conhecido como Solar Barão do Sahy, será custeada com recursos disponibilizados pelo Edital Resgatando a História do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e através da parceria da Prefeitura e da FMP com a empresa Instituto de Cultura Democrática (ICM). O projeto visa recuperar os espaços internos e externos, torná-los mais acessíveis e preparados para um novo conceito museológico.

"Estamos muito felizes. Desde que o prefeito manifestou sua vontade de recuperar os espaços culturais da cidade, vínhamos buscando um meio para viabilizar o projeto. Além do custeio da obra, tínhamos um entrave que é o tombamento do prédio pelo Inepac. Porém, quando o edital do BNDES saiu, vimos que esse podia ser o caminho para fazer a reforma do museu. Nos inscrevemos através da ICM e agora saiu esse resultado tão positivo e aguardado", comemorou o presidente da FMP.

O Edital Resgatando a História tem como objetivo viabilizar apoio financeiro para a recuperação e revitalização de patrimônios históricos. A restauração do Museu de Mangaratiba contará com investimentos de R$ 6,1 milhões (disponibilizados pelo BNDES e empresas parceiras do edital) e tem previsão de início para o primeiro trimestre
de 2022.

"Só temos a comemorar. Reformar o museu é um sonho antigo, e além disso, um compromisso com a cultura da cidade. Quero agradecer ao empenho da Fundação Mario Peixoto para que esse projeto saia do papel e deixar claro que vamos nos empenhar ao máximo para que essa reforma fique pronta o mais breve possível", destacou o prefeito Alan Bombeiro.