UFF recebe homenagens pela atuação contra o coronavírus

Reitor Antonio Cláudio com o título de Cidadão Benemérito, concedido por iniciativa da vereadora Walkíria de Nictheroy - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi homenageada segunda-feira à noite na Câmara Municipal de Niterói em virtude da atuação relevante que a instituição está desempenhando frente ao combate à covid-19. Na sessão solene, de iniciativa da vereadora Walkíria Nictheroy (PCdoB), foi entregue o Título de Cidadão Benemérito ao Reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega. Vinte moções de aplausos também foram entregues a distintos colaboradores de diversos segmentos da UFF, entre professores, estudantes e profissionais.

"Esta homenagem se estende a todos e todas membros desta comunidade que fazem a UFF se movimentar, que lutam pela inclusão, educação, pela ciência e transformação do nosso país nas mais diversas frentes e por meio das mais diferentes iniciativas. A UFF é muito grande, maior dentre as federais em número de alunos ativos, a universidade tem compromisso estratégico com o desenvolvimento de todo estado do Rio de Janeiro", disse o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

No atual cenário pandêmico, a UFF vem desempenhando relevante papel no combate ao coronavírus por meio da produção de álcool 70º, por exemplo, e com residentes atuando na linha de frente. Centros de testagem, suporte psicológico à população e consultas nutricionais aos idosos e seus cuidadores para ara colher informações sobre padrão alimentar são algumas das medidas implementadas.

"Essa homenagem é um reconhecimento pela necessidade histórica que a UFF tem para nossa cidade, para o nosso país, na formação de intelectuais pensantes e combativos que a universidade oferece à sociedade, e em especial neste momento da pandemia em que nós precisamos muito da instituição", disse a vereadora Walkíria Nictheroy.

A UFF também empreendeu no desenvolvimento de tecnologia de baixo custo para detecção da covid-19 na população, na produção de face shield e instalou drive thru no campus com o objetivo de acelerar a vacinação.

"Como é difícil gerenciar um equipamento público em uma pandemia, como é difícil lutar por mais investimentos. Vencemos porque temos uma equipe aguerrida de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, trabalhadores da saúde, toda área da saúde em prol da vida", disse Tarcísio Rivello de Azevedo, superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

Presente à solenidade, o secretário municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, falou sobre a resistência da instituição.

"Num momento de ataques, dos disparates das tentativas de desconstruções, a UFF reafirma sua capacidade de resiliência e seu fundamental papel no fortalecimento da ciência".

Estiveram presentes também o secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira; os vereadores Jhonatan Anjos, Daniel Marques e professor Túlio; e ainda o deputado estadual e professor Waldeck Carneiro.