Inea vistoria sistema lagunar

vistoria lagoas - Foto: Digulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cerca de 50 pessoas, entre ambientalistas, pescadores, moradores e autoridades, acompanharam, ontem, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, a fiscalização proposta pelo deputado estadual Coronel Salema (PSD). Uma equipe de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorreu a lagoa de barco e também ouviu os relatos sobre a situação da Lagoa de Piratininga.

O parlamentar solicitou ao governador Cláudio Castro que sejam realizadas obras de desobstrução do túnel do Tibau, que faz a ligação entre o mar e a Lagoa de Piratininga. O objetivo é permitir que seja restabelecido o fluxo hídrico, impedindo a morte de peixes.

A Lagoa de Piratininga é ligada à Lagoa de Itaipu, que também sofre com o poluição causada pelo despejo de esgoto em suas águas. O canal que faz a ligação com o mar permitindo a renovação da água também está obstruído.

Nas duas lagoas moradores do entorno reclamam da água escura e do mau cheiro. A mortandade de peixes é frequente e a pesca artesanal está prejudicada, assim como os esportes náuticos que são praticados no espelho d'água. O vereador Daniel Marques (DEM) também acompanhou a vistoria.