Alerta aos recursos hídricos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A pressão sobre os recursos hídricos, além do aumento e da diversidade das fontes de poluição, torna o acompanhamento das alterações da qualidade das águas cada vez mais necessário. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o monitoramento é feito para subsidiar ações de proteção e recuperação, visando garantir usos atuais e futuros. Os dados são a base para a avaliação da qualidade das águas e para a produção de relatórios, diagnósticos e boletins sobre as condições dos corpos hídricos.

Para colaborar nessa empreitada, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) trouxe mais tecnologia para o acompanhamento dos recursos hídricos no estado. Alunos e docentes dos Departamentos de Engenharia Elétrica (TEE-UFF), Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (TGH-UFF), e do Instituto de Computação (IC-UFF), desenvolvem uma embarcação autônoma para monitoramento da água das baías e lagoas de Niterói.

O coordenador do projeto, professor Daniel Dias, do Departamento de Engenharia Elétrica, explica que, ao reunir um conjunto de tecnologias de ponta, a mobilidade autônoma é capaz de se movimentar de forma planejada, rápida e segura.

"A ciência acredita que em um futuro próximo os veículos autônomos, ou seja, sem intervenção humana em sua direção, estarão presentes em diversos cenários do dia a dia, realizando funções e atividades de alto impacto social, econômico e ambiental".

A princípio, o piloto automático será embarcado em um catamarã elétrico movido à energia solar. O objetivo inicial era divulgar o uso de fontes alternativas para propulsão elétrica. Entretanto, a colaboração com a Engenharia Ambiental e a Computação ampliou a potência da pesquisa, principalmente na gestão dos recursos hídricos, com o monitoramento da qualidade da água, e da inteligência artificial, que guiará a embarcação", relata Daniel.