Niterói no Festival de Curta-Metragens, o Curta Cinema

Filmado na cidade, documentário "Henriqueta" trata da história da portuguesa Henriqueta Henriques, dona de restaurante e figura querida em Niterói - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói estará presente na competição nacional da 31 edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro (Curta Cinema), neste mês de novembro. Estreia na próxima terça-feira, dia 3, no Estação Net Botafogo, no Rio, o documentário "Henriqueta", produzido com recursos do Edital de Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de Niterói. As sessões presenciais acontecem até o dia 10. Já as virtuais, ocorrerão no mesmo dia, na plataforma Festhome TV.

Filmado em Niterói, "Henriqueta" mergulha da história de Henriqueta Henriques, nascida na cidade de Alcobaça, em Portugal. Mais conhecida como Dona Henriqueta, ela é uma personagem muita querida na cidade. Seu restaurante, Gruta de Santo Antônio, funciona desde a década de 70 na Ponta da Areia. O curta-metragem, de 30 minutos, no entanto, revela outra faceta de Henriqueta: a sua vida privada repleta de gestos de poesia e de paixão. É sobre uma história de amor na terceira idade e além-mar, inspirada nas páginas do diário de Dona Henriqueta.

A diretora do filme, Anna Azevedo, é jornalista, cineasta e artista visual. Cresceu em Niterói. Tem 20 anos de carreira dedicados ao audiovisual.

"Como conheço bem a cidade e os arredores, sempre que posso uso Niterói e também Maricá como meus sets. Aqui, tenho paisagens frescas, que o público não está acostumado a ver nas telas. Essas imagens viajam o mundo, nos festivais, e sempre me perguntam 'que lugar incrível é aquele'?'', comenta a diretora.

Incentivo - "Henriqueta" só pôde ser produzido graças a um edital da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), que, ainda em 2018, disponibilizou R$ 2,1 milhões para a produção de quatro longas-metragens: um de ficção e três documentários, além de dez curtas, e produtos para TV, entre séries e telefilmes.

"A política de editais financia, com transparência, um conjunto amplo de atividades que gera empregos para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, movimenta a economia e aquece o coração das pessoas da cidade. É lindo ver um trabalho como "Henriqueta" valorizando a memória local e imortalizando personagens de nosso cotidiano", enfatizou o Secretário Municipal das Culturas, Leonardo Giordano.