Mortes por covid em queda na Capital

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município do Rio de Janeiro apresenta quedas nos casos e nos óbitos por covid-19 há dois meses e, há mais de uma semana, 82% das unidades de saúde não recebem nenhum caso novo. Até ontem, 151 pessoas estavam internadas na cidade por causa da doença, o que equivale a 2,4% do total de ocupação dos leitos hospitalares. Os dados foram apresentados, no 43º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, com essa boa evolução do cenário, o comitê científico que assessora a prefeitura nessa pandemia decidiu criar uma nova classificação de risco para o mapa da cidade, incluindo o baixo risco para transmissão da covid-19, como o município se encontra no momento.

"A gente não tinha essa categoria, não imaginava que ia ter um risco tão baixo como a gente tem agora. Então no nosso boletim a gente criou a categoria de risco baixo, não tinha essa previsão. Ela está alinhada também com a classificação de risco do estado, que apresenta risco baixo em todo o estado e muito baixo na capital e outras cidades da região metropolitana", explicou.

De acordo com o secretário, de cada 100 testes feitos na cidade, apenas quatro dão positivos e a taxa de transmissão está em 0.6, o que indica a diminuição do contágio, com cada doente contaminando menos de uma pessoa na média.

A prefeitura lembra que ainda é necessário manter as medidas sanitárias para evitar a contaminação, como o uso de máscara em locais fechados, deixar os ambientes ventilados, priorizar espaços ao ar livre, se apresentar sintomas procurar uma unidade de saúde, tomar a segunda dose da vacina e a dose de reforço em dia e continuar higienizando as mãos com frequência.