Espaço Rosa em prol do Novembro Azul em S. Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em alusão ao Novembro Azul - mês de conscientização sobre o câncer de próstata - o Espaço Rosa realizou, ontem (9), atendimentos com urologista, exames PSA (Antígeno Prostático Específico) livre e total para detectar o câncer de próstata, testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite A, B e C, para a população que participou da primeira Operação Saúde do Homem, no Alcântara.

"Nosso objetivo é expandir para todos os meses esta campanha de prevenção. O Novembro Azul é de extrema importância não só para a prevenção de futuras doenças, mas para o cuidado diário do homem. Nós também precisamos fazer exames, procurar um médico e estar em dia com a nossa saúde", afirmou o subsecretário de Atenção Especializada, Anderson Teixeira.

O Espaço Rosa realizou, ainda, marcações de exames de próstata, ultrassonografia de abdômen total, via abdominal, rins e vias urinárias. Além disso, a unidade contou com os atendimentos do urologista cedido pelo Polo Sanitário Washington Luiz.

"Essas ações são fundamentais para ressaltar a importância do autocuidado também para os homens e reforçar que o Espaço Rosa é uma unidade de atendimento para ambos os sexos. Os mastologistas, psicólogos, assistente social e outros especialistas atendem também ao público
masculino", afirmou a diretora do Espaço Rosa, Marcela Brasil.

Morador do Galo Branco, Alexandre Brandalize, de 46 anos, foi avisado por sua irmã sobre a realização do evento da campanha do Novembro Azul e esteve no local para realizar os exames rápidos.

"O homem diz que se você fizer exame você está doente, mas sabemos que não é assim. A minha irmã soube dessa ação e me falou para vir fazer os exames. Quando você é um chefe de família e fica doente, a primeira coisa que você pensa é em quem vai estar auxiliando nessa situação. Então é importante pensar por esse lado e se cuidar", contou o morador.

Direito dos pacientes com câncer de próstata - O Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata, e divulgar informações importantes sobre a doença e o direito do cidadão que for diagnosticado.

Mangaratiba - A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, está promovendo a Campanha Novembro Azul nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. As mobilizações aconteceram segunda-feira na unidade de Itacurubitiba e seguiram ontem (9) para Muriqui. A ação teve como objetivo alertar a sociedade a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Ao longo de todo mês serão realizadas palestras e consultas sobre a saúde do homem nas ESFs, visando compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.