C-19: São Gonçalo recebe nova remessa de imunizante

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo retirou da Coordenação Geral de Armazenamento do Estado (CGA), no Barreto, em Niterói, mais 15 mil doses do imunizante Astrazeneca na tarde desta terça-feira (09). As doses estão sendo usadas para a aplicação da segunda dose nos gonçalenses que preferiram não fazer o intercâmbio entre as vacinas. A cidade segue vacinando, normalmente, todos os gonçalenses com mais de 12 anos com a primeira e segunda doses em 11 pontos de vacinação, das 8h às 17h, de segunda a sexta. As clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam das 8h às 21h de segunda a sexta. Aos sábados, só as clínicas gonçalenses do Mutondo e Arsenal farão as aplicações das vacinas, sempre das 8h às 12h.

A segunda dose está sendo aplicada em quem tomou a primeira dose até o dia 15 de setembro. As doses de reforço estão disponíveis para os profissionais de saúde e idosos que tenham mais de seis meses de vacinados com a segunda dose. A dose adicional dos imunossuprimidos também está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) realiza o intercâmbio de vacinas na segunda dose, dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. As doses de reforço e adicional são feitas com a Pfizer.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço dos idosos é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora. E os profissionais de saúde devem apresentar identidade, comprovante de segunda dose e documento do conselho ao qual pertence.

Os profissionais de saúde que estão aptos para a dose de reforço são: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico, auxiliar e técnico de saúde bucal e outros.