Gerp divulga pesquisa regional de intenção de voto para governador

Entre os eleitores do município de Niterói, ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) venceria no primeiro turno - Foto: Reprodução

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto Gerp realizou na última semana, no município de Niterói, pesquisa regional de intenção de voto voltada às próximas eleições para governador do Rio de Janeiro, que acontecem no ano que vem. Entre os eleitores niteroienses, o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) lidera a corrida eleitoral ao Palácio Guanabara, com 66% dos votos válidos, condição que lhe daria a vitória em primeiro
turno.

Em segundo lugar na pesquisa do Instituto Gerp, aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que também tem berço político em Niterói, com 20% dos votos. Na terceira posição da pesquisa está o atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), com 11%.

Nas últimas colocações apuradas pela pesquisa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB), Felipe Santa Cruz, sem partido, aparece com 2%. O deputado federal Paulo Gamine (Novo) tem 1% dos votos válidos entre os eleitores de Niterói.

Em um cenário eleitoral que inclui entre os candidatos o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), o ex-prefeito Rodrigo Neves repete a performance de eleição em primeiro turno, com 58% dos votos válidos em seu principal reduto eleitoral. Mourão aparece em segundo lugar com 19%; Marcelo Freixo em terceiro, com 16%; Cláudio Castro em quarto, com 6% e Felipe Santa Cruz em quinto, com 1% dos votos válidos. Neste cenário político, Paulo Gamine não pontuou.

A pesquisa do Instituto Gerp aponta ainda que o pedetista Rodrigo Neves tem o menor índice de rejeição (13%) em Niterói entre os pré-candidatos a governador. Os números apurados pela pesquisa mostram que 27% dos niteroienses não votariam em Hamilton Mourão; 24% não votariam em Marcelo Freixo; 17% não votariam em Claudio Castro e 15% não votariam em Felipe Santa Cruz.

O presidente do Instituto Gerp, Gabriel Pazos, explica que a pesquisa regional é a primeira de uma série a ser realizada em diferentes cidades-polo do estado do Rio de Janeiro.

"Estamos adotando esta maneira de pesquisar regionalmente para medir o potencial dos pré-candidatos em diferentes redutos eleitorais. Começamos
por Niterói por ser uma cidade onde os principais pré-candidatos a governador têm um índice alto de conhecimento pela população", declarou.

O ex-prefeito Rodrigo Neves aparece como o mais conhecido entre os entrevistados no município de Niterói, com 95% de respostas positivas. Marcelo Freixo é conhecido por 80%, Claudio Castro por 61% e Felipe Santa Cruz por 37% dos entrevistados.

O Instituto Gerp informou que para a pesquisa de intenção de votos realizou ao todo 800 entrevistas entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro. Ainda segundo o instituto, a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.