Prevenção ao diabetes entra no foco da saúde de S. Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O diabetes é uma doença silenciosa que acomete muitas pessoas em todo o mundo e merece ser lembrada. Por isso, amanhã, dia 14, quando é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, será mostrada a importância da prevenção desta doença. Em São Gonçalo, o Programa Hipertensão/Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vai realizar atividades sobre o assunto no auditório da secretaria nos dias 16 e 17 de novembro.

As unidades de saúde também promoverão palestras sobre a doença para os pacientes durante o mês de novembro. Na Secretaria tanto no dia 16 quanto no dia 17, haverá avaliação do pé do diabético, autocuidado e orientações sobre a doença, das 9h às 12h. No dia 17, a partir das 13h30, haverá roda de conversa sobre o diabetes com os funcionários da Saúde e da Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg).

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode ser descoberta através do exame de sangue e os seus principais sinais são: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e
vômito.

"Os fatores de risco que contribuem para o diabetes são inatividade física, obesidade, tabagismo, dieta rica em alimentos processados e ultraprocessados e o estresse. O diabetes é causa também de doenças vasculares, cardíacas, infarto do miocárdio, AVC, assim como as complicações de neuropatias e retinopatias. Os pacientes adultos com diabetes tipo 2, geralmente, são assintomáticos e a doença se desenvolve de forma silenciosa com danos irreparáveis", disse a coordenadora do Programa Hipertensão/Diabetes da Semsa, Mara Cortazio.

Como ter acesso à insulina - Atualmente, o setor de dispensação de insulina da Secretaria de Saúde atende 2,5 mil gonçalenses cadastrados como insulino-dependentes. Para ter acesso ao medicamento, o paciente precisa apresentar documentos para abertura do processo na sede da secretaria, que fica no Shopping São Gonçalo. Se o paciente já retirou insulina alguma vez no Posto de Atendimento Médico (PAM) Alcântara, não precisará fazer novo cadastro.

Para dar entrada é necessário apresentar carteira de identidade; cartão do SUS, CPF, comprovante de residência no nome do paciente (água, luz ou telefone dos últimos três meses) e receita médica com esquema de insulinoterapia (quantidade de doses diárias das insulinas).