Infertilidade, um dilema conjugal. Tem solução?

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gravidez é um sonho para a maioria dos casais. Porém, sabe-se que 1 a cada 8 casais terão dificuldade de engravidar devido à infertilidade. Infertilidade é a denominação dada aos casais que estão em idade fértil e não conseguem engravidar em um período de até 1 ano de tentativas, ou em período de até 6 meses, caso a mulher tenha idade igual ou maior a 35 anos.

Somente 15 a 20 % dos casais conseguem gestar no primeiro mês de tentativas e cerca de 80 a 90% conseguem gestar em até 1 ano. Esses casais devem procurar o ginecologista generalista ou especialista em reprodução humana. Este profissional irá iniciar a investigação de possíveis causas que possam estar dificultando ou impedindo o sonho da gestação. É importante ressaltar que diferentemente do senso popular que busca na mulher a principal causa de infertilidade, o homem também deve ser>investigado uma vez que o fator masculino é responsável por 50% das causas de infertilidade. Desta forma, não somente a mulher, mas também o seu parceiro deverá ser investigado quanto à infertilidade do casal.

O planejamento familiar sempre deve ser pauta nas consultas com o ginecologista uma vez que a idade da mulher é fator importante na fertilidade do casal. Cada vez mais as mulheres vêm postergando a maternidade por questões sociais, pessoais e profissionais, porém, com o avançar da idade ocorre uma queda na quantidade de óvulos que ainda restam para a mulher ovular ao longo da sua vida. Além disso, ocorre também o envelhecimento desses óvulos havendo perda na qualidade dos mesmos, aumentando o risco de dificuldade para engravidar e de anomalias genéticas no feto.

Os principais exames para a investigação de infertilidade no casal são o espermograma, exames de imagem para avaliar a anatomia do útero e da pelve e a viabilidade das tubas uterinas e exames laboratoriais para avaliação hormonal, investigação de doenças auto imunes, coagulopatias e de doenças existentes já diagnosticadas no casal. Os pacientes podem ter esse apoio no Sistema Único de Saúde (SUS) através de consulta com o ginecologista generalista e podem ser encaminhados ao ginecologista especializado na endocrinologia feminina e na reprodução humana. Em destaque há os atendimentos >realizados nos ambulatórios de atendimento à saúde da mulher de hospitais universitários, como o Hospital Universitário Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Logo, essa assistência à saúde reprodutiva do casal não está limitada apenas àqueles casais com maior poder aquisitivo.

Os tratamentos para infertilidade ou seja, reprodução humana, incluem desde a mudança de hábitos alimentares, perda de peso e realização de atividade física até a indução da ovulação com programação do coito ou o uso de técnicas de alta complexidade como a fertilização in vitro.

Se você quer engravidar e não consegue, fique alerta! Estar aberto às possibilidades, buscar informações médicas e não perder tempo são fundamentais!