Casórios em alta

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Impulsionados pela flexibilização, pelo aumento da vacinação e pela diminuição do número de óbitos causados pela covid-19, os casamentos voltaram a crescer no estado após um período de queda expressiva no ano passado. Dados levantados pelos Cartórios do Rio de Janeiro apontam um crescimento de 28% entre janeiro e outubro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 57.842 celebrações civis, frente a 45.120 matrimônios realizados no ano passado.

A tendência de alta começou a ser verificada em março, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Naquele mês, totalizaram-se 5.486 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no país, os números foram fechados em 5.392. Já o maior crescimento percentual se deu de abril para maio, quando os casamentos aumentaram 20%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.