SG promove ações no Novembro Azul

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou ação social no Shopping São Gonçalo, no bairro Boa Vista. Além de orientações sobre a doença, os homens puderam fazer exame de sangue para avaliar o PSA (Antígeno Prostático Específico para detectar o câncer de próstata), corte de cabelo, massagem, medição de glicemia e pressão arterial e outros serviços. A ação contou com voluntários da Cruz Vermelha, barbeiros e funcionários da secretaria.

O novo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha da Silva, que tomou posse na última sexta-feira, falou sobre a importância da integração dos funcionários para a saúde de São Gonçalo e sobre a prevenção do câncer de próstata.

"Estou no PSI (Pronto Socorro Infantil) desde 2005. É um desafio diferente e de muita responsabilidade cuidar de toda a saúde de São Gonçalo. Sei que sozinho não conseguirei fazer dar certo. Mas, com a ajuda de todos, conseguiremos fazer um trabalho eficaz na saúde. Costumo interagir com todos e buscar o que há de melhor em cada um para alcançarmos o nosso objetivo. Temos muito trabalho a ser feito, mãos à obra, vamos correr atrás do nosso melhor. Conto e preciso de vocês para fazer acontecer", disse o secretário.

Para os homens, ele deixou um recado para se cuidarem melhor.

"A saúde vem evoluindo e tomando novos rumos, fazendo com que os homens possam se cuidar melhor. Os homens são mais difíceis de procurar médicos e exames de rotinas, fazendo com que mais tarde possa evoluir em um tumor de próstata. E, depois do tumor instalado, o tratamento é mais complicado. Depois que se perde o início da doença, fica difícil o tratamento. Por isso, é importante a realização dos exames de rotina a partir dos 45 anos para aqueles que têm fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade). E a partir dos 50 anos para os demais", explicou Gleison.

Patrícia Silva, coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, também destacou a importância da prevenção e os avanços da cidade no tratamento da doença.

"A gente está fazendo esse trabalho de conscientização, prevenção, promoção à saúde para todos os tipos de câncer porque todos são importantes. O Capitão Nelson (prefeito da cidade) tem um olhar diferenciado para a saúde geral da nossa cidade, mas sobretudo para a área da oncologia, que tem avançado muito e a passos largos", finalizou a coordenadora.