A hora de fazer a diferença

Charbel Tauil - Foto: Divulgação

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Charbel Tauil Rodrigues*

Se a chegada do período de festas de fim de ano já é vista com especial interesse pelo Comércio, dada a tradicional possibilidade de aumento das vendas, desta vez a expectativa é redobrada. E por várias razões. A começar pelo fato de que, com o avanço das campanhas de vacinação, a pandemia finalmente começa a ser vencida, o que por si só já facilita - mesmo com toda a crise econômica - um sentimento generalizado de euforia, após quase dois anos de tristezas e inquietações. Numa situação assim, o consumidor tende a ser mais generoso ao celebrar a vida e, por exemplo, comprar presentes para seus entes queridos. Ponto positivo, portanto, para quem vive de vendas.

Some-se a isto um aspecto de grande importância estratégica: depois da "explosão" das operações online, que dispararam mundialmente durante os piores momentos da pandemia, neste exato momento o consumidor se mostra especialmente animado com o retorno às ruas e às atividades externas em geral - o que inclui saídas para ir às compras em lojas físicas, retomando o antigo costume de passear para ver vitrines, experimentar roupas e perfumes, conferir de perto eletrodomésticos etc. É portanto um contexto perfeito para o lojista "resgatar" antigos clientes (e conquistar novos!) para seu estabelecimento, que para tanto precisa estar o mais atraente possível, com boa iluminação, atendimento primoroso e preços competitivos e visualmente bem destacados. E se alguém estiver incerto quanto à perspectiva de bons negócios, é bom lembrar os resultados de recente pesquisa do Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises, quanto às vendas para a Black Friday deste ano. O estudo apontou que os consumidores pretendem gastar, em média, cerca de R$ 1.681,59 nas promoções do final de novembro - o que é 91% mais do que no ano passado, e quase três vezes maior do que em 2019, antes da pandemia.

Nunca foi tão importante fazer a diferença. Assim, mesmo o comerciante e sua equipe estando compreensivelmente cansados após quase dois anos de sofrimentos e incertezas, a hora é de reunir forças e se desdobrar de forma a aproveitar o novo momento da melhor forma possível.

Por sinal, a propósito desse "melhor aproveitamento possível", entidades representativas dos empreendedores locais de Niterói estão solicitando à Prefeitura que lhes detalhe os pontos e trechos do município que deverão contar com ornamentações e/ou eventos festivos de agora até a virada do ano. E isto porque pretendem não apenas se preparar adequadamente para atender à população, como também desejam opinar e apresentar sugestões ao Executivo, no sentido de a cidade contar com as melhores comemorações que estiverem ao alcance de seus administradores. E para tanto, o diálogo é sempre indispensável.

No mais, cabe registrar que finalmente Niterói está podendo ter seu aniversário celebrado sem que o Dia 22 de Novembro seja feriado - uma antiga reivindicação dos comerciantes que o Sindilojas não deixou de reverberar, por anos a fio, até a vitória.

Por tudo, parabéns aos empreendedores locais.

E parabéns, Niterói!