Município de Niterói estimula políticas de igualdade racial

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro, a Prefeitura de Niterói deu mais um passo na política pública de igualdade racial com a oficialização e a criação do Comitê do Programa Potência Negra, ontem (19). O programa é coordenado pela Subsecretaria de Promoção de Igualdade Racial (Supir), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), e tem como público alvo os alunos da rede pública de ensino que estão no segundo ciclo do ensino fundamental e pessoas negras que estão desempregadas.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, comentou sobre o compromisso com que a equipe da secretaria vem desenvolvendo o projeto e que isso é necessário para que uma política pública dê certo.

"Sempre tive como sonho de vida a sustentabilidade e a justiça social que são duas coisas interligadas. Na prefeitura, estamos buscando ações afirmativas e criando programas que promovam oportunidades para os jovens, como o Niterói Jovem Ecossocial e o Potência Negra. Outro ponto fundamental é enfrentar a evasão escolar para não perder nenhum jovem para caminhos errados. Então, abrir oportunidades, motivar e criar ambições na juventude precisa ser uma prioridade", destacou o prefeito.

Raphael Costa, secretário de Direitos Humanos no município, contou que uma pesquisa recente indica que, apesar de Niterói estar à frente da média nacional, ainda tem na juventude negra a principal vítima do desemprego, do subemprego e do emprego informal.

"Desde quando soube que a Secretaria de Direitos Humanos agregaria a pasta da igualdade racial, veio de imediato a temática da empregabilidade da população negra. A juventude negra é a principal vítima do desemprego, do subemprego e do emprego informal e por isso precisa de políticas de combate com ações integradas, parcerias com a sociedade civil e com o setor privado estimulando a empregabilidade e a contratação do jovem negro", disse. Raphael destacou ainda que, oficializar o programa às vésperas do dia da Consciência Negra, reforça e sinaliza o compromisso da gestão com a pauta.

O Programa Potência Negra possui um conjunto de ações e projetos articulados, baseados em quatro eixos: inserção da juventude no mundo de trabalho, cursos profissionalizantes, empreendedorismo negro e incentivo à diversidade no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 72,9% dos desempregados do país, de um total de 13,9 milhões de pessoas nessa situação.