Operação policial termina com pelo menos 8 mortos em SG

Os corpos foram encontrados enfileirados em um terreno baldio com roupas camufladas, segundo a Polícia Militar - Foto: Reprodução

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ao menos oito corpos foram encontrados ontem por moradores em um manguezal após operação da Polícia Militar no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, realizada no último domingo (21). Dos sete homens identificados, cinco possuem antecedentes ou anotações criminais, segundo a Polícia Civil.

Ainda de acordo com a PM, os corpos estavam enfileirados com roupas camufladas num terreno baldio no início da manhã.

Os incidentes no complexo se iniciaram na
madrugada de sábado (20), quando o sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, do 7º BPM (São Gonçalo), foi atacado a tiros por criminosos durante um patrulhamento em Itaúna, bairro vizinho às Palmeiras e também parte do Complexo do Salgueiro. Ele chegou a ser levado para o Hospital Alberto Torres, no Colubandê, também em São Gonçalo, mas não resistiu.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi mobilizado, e os embates se foram tomando grandes proporções. Moradores das Palmeiras afirmaram que foi uma chacina e que corpos tinham marcas de tortura. Alguns relataram ter vividos cenas de terror ao contarem como foi o ocorrido.

Somente em São Gonçalo, o Instituto Fogo Cruzado mapeou, desde julho de 2016, 48 chacinas, com 167 mortos no total. 37 delas, ocorridas durante ações e operações policiais, que resultaram em 128 mortos. No Complexo do Salgueiro, houve 12 chacinas em pouco mais de cinco anos:
metade delas (6), somente este ano.

O que aconteceu nesse final de semana no Complexo do Salgueiro é uma tragédia, mas não uma exceção", pontua Maria Isabel Couto, diretora de programas do Instituto Fogo Cruzado. Só este ano, o Fogo Cruzado registrou cinco ações/operações policiais naquela região que resultaram em 3 ou mais mortos (22 no total). "Estamos falando de tragédias que se repetem a cada dois meses", completa.

Em 2021, houve 59 chacinas* na Região Metropolitana do Rio que terminaram com 245 mortos no total, segundo mapeamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado. 3 em cada 4 chacinas (44) ocorreram em ações e operações policiais, resultando em 187 mortos ao todo.

Esses números expressam a urgência de que seja retomado o julgamento dos embargos da ADPF das Favelas. Na medida que o fim da pandemia se aproxima, trazendo esperança para a população, fica muito claro que não basta restringir a atuação policial", comenta Maria Isabel.

Idosa baleada - Na mesma ação ocorrida no último domingo, a idosa Carmelita Francisca de Oliveira, de 71 anos, foi baleada. Com ela, já são 25 idosos baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2021, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado: nove deles morreram.

Dizem que o caveirão quando passou, falou: "valeu, muito obrigado'", após ação que contou com o apoio do Bope.

Operação policial aconteceu um dia após o policial militar Leandro Rumbelsperger da Silva ser morto a tiros. Leandro foi o 166º agente de segurança baleado na Região Metropolitana do Rio este ano, segundo o Instituto Fogo Cruzado: 74 deles morreram. Entre os 166 agentes baleados, 130 eram policiais militares: 52 morreram.

Defensoria - Defensoria

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro informou que, por meio de sua Ouvidoria Externa, recebeu, na noite de domingo, relatos sobre "a violenta operação" no Salgueiro. A Ouvidoria informou ao Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) sobre o fato e pediu medidas cabíveis para "interromper as violações".

A defensoria informou ainda que está em contato com as lideranças locais prestando orientações necessárias.