Niterói festeja seus 448 anos

A inauguração das estátuas de Paulo Gustavo movimentou o Campo de São Bento, em Icaraí, na tarde de ontem - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No aniversário de 448 anos da cidade, Niterói ganhou uma homenagem especial a um de seus filhos ilustres. A Prefeitura de Niterói inaugurou no Campo de São Bento, nesta segunda-feira (22), duas estátuas em tributo ao humorista Paulo Gustavo, que faleceu este ano, vítima da Covid-19. A programação de aniversário teve, ainda, o início da iluminação de Natal nos parques públicos da cidade e os lançamentos do livro "Campo de São Bento - trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz" e do CD de Coral de Vozes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin). Pela manhã, a tradicional missa na Igreja de São Lourenço dos Índios abriu as celebrações.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, a mãe do ator Paulo Gustavo, Déa Lúcia, e o marido do humorista, Thales Bretas, estiveram na inauguração das duas estátuas no Campo de São Bento: uma com a imagem do ator, e a outra com sua personagem mais conhecida, dona Hermínia. As duas estátuas têm 1,82cm. O prefeito destacou que a homenagem a Paulo Gustavo no Campo de São Bento é uma questão de justiça.

"Ser prefeito de Niterói é um sonho. Estou muito feliz de comemorar os 448 anos da nossa cidade nesse momento de mudança, de retorno da rotina das pessoas, após tantos meses de pandemia. O Paulo é um niteroiense que nos deixou de forma inesperada, mas deixou sua marca na cidade. Era um apaixonado por Niterói. Ele amou tanto esse espaço que é muito justo que ele seja eternizado nesse lugar", afirmou Axel Grael.

Muito emocionada com as estátuas, que ainda não tinha visto, Déa Lúcia disse que o filho amava Niterói e que fez questão de ambientar os filmes da trilogia "Minha mãe é uma peça" na cidade onde nasceu.

"As estátuas estão lindas. Maravilhosas. São muitas homenagens em Niterói. Me lembro quando ele foi fazer o primeiro filme, havia milhões de locações em outros lugares e ele falou: "Não, eu vou fazer em Niterói". É muita emoção. A placa da rua, agora as estátuas no Campo de São Bento. Às vezes eu não acredito que isso esteja acontecendo", contou.

Déa Lúcia disse que vai escrever e gravar para os netos a história de Paulo Gustavo.

"Vou falar de toda essa relação de Niterói com o pai deles. É um caso de amor. Vou contar a importância do pai, tudo que ele fez, tudo que eu fiz para o pai ser o homem que ele era. Vou explicar pra eles por que dona Hermínia está na estátua. Só tenho a agradecer a Niterói por esse carinho", disse Déa Lúcia.

O médico dermatologista Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, declarou que aprendeu muito com o amor do ator por Niterói. Ele enfatizou que a homenagem é muito bonita e simbólica. As estátuas de Paulo Gustavo no Campo de São Bento têm a marca da acessibilidade e são o primeiro monumento sensorizado do Brasil. Os portadores de deficiência visual poderão, ao acessarem o QR code, ouvir as informações sobre as estátuas pela audiodescrição enquanto tocam o monumento.

Livro homenageia Campo de São Bento - Uma das áreas de lazer mais bucólicas e mais representativas de Niterói, o Campo de São Bento também foi celebrado no aniversário da cidade. Durante a tarde, foi lançado o livro "Campo de São Bento - trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz". O livro, lançado pela Fundação de Artes de Niterói, por meio da Niterói Livros, foi produzido por profissionais dedicados e apaixonados pelo Campo. Eles enviaram fotos e depoimentos para a publicação após serem convidados por meio de uma consulta pública realizada pelas redes sociais da Prefeitura.

CD - Após a missa, as comemorações pelos 448 anos de Niterói tiveram um evento musical, no Solar do Jambeiro: o lançamento do CD e de dois videoclipes do Coral de Vozes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), com direito a uma apresentação do grupo. A exibição também marcou os 30 anos da Niterói Discos e os 20 anos do Solar do Jambeiro. O CD foi produzido com nove faixas musicais, e duas foram selecionadas para os videoclipes. O prefeito Axel Grael afirmou que o Coral da Clin é um exemplo de qualidade artística.

Iluminação de Natal - Na noite desta segunda-feira (22), também foi inaugurada a iluminação de Natal no Horto do Fonseca, no Campo de São Bento e na Praça Enéas de Castro (Barreto).