Costa Verde recebe Fórum Regional do Turismo Fluminense

Turismo segue com eventos para aquecer o setor no Estado do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com uma apresentação otimista e de incentivo, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu ontem, (23), o Fórum Regional do Turismo Fluminense - Edição Costa Verde. O evento, que está acontecendo no município de Angra dos Reis, é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e Companhia de Turismo do Estado (TurisRio). O fórum faz parte do programa 'Turismo RJ Perto', que visa a integração e a união de esforços para o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades. A meta é unir as lideranças públicas municipais, estaduais e a iniciativa privada das cidades do interior com o objetivo de debater a atividade turística no interior fluminense.

O secretário Gustavo Tutuca ressaltou a aproximação com os municípios realizada pela secretaria, ouvindo todo o setor.

"Já realizamos o Fórum Regional edição Vale do Café e Costa do Sol e, hoje, chegamos à Costa Verde. É muito importante debater o turismo na região e projetar o que a gente espera para o futuro. Temos um cenário de avanço na vacinação. Os números da pandemia estão a retroceder e começamos a ter um horizonte de flexibilização de medidas sanitárias, que nos permite pensar em uma retomada dos eventos que são muito importantes para o desenvolvimento econômico dos municípios.

A primeira palestra do evento foi do secretário de estado de turismo, Gustavo Tutuca, que apresentou as ações e projetos já em andamento para o fortalecimento do turismo fluminense. Na primeira parte de sua fala, o secretário destacou números que consolidam a importância do setor para a economia e desenvolvimento dos municípios.

"É importante lembrar que 10% do PIB global gira em torno do turismo e 10% dos empregos do mundo são gerados pelo setor. No Brasil, geramos cerca de 7 milhões de empregos. São números que nos indicam que estamos no caminho certo, alinhando ações e projetos em prol do desenvolvimento da atividade, visando geração de empregos e de renda para a população de uma forma sustentável.