Pandemia atrasa diagnósticos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste sábado, dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao câncer. E aproveitando a data, a médica Clarissa Baldotto alerta que o intuito de chamar a atenção para o diagnóstico precoce de todos os tipos de tumores.

"É um dos tumores mais comuns em homens e mulheres. Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estimou em 17 mil casos em homens e 12 mil em mulheres. É um dos cânceres com maior mortalidade no mundo todo", destaca, acrescentando que a doença tem grande impacto na população.

"É um dos tumores mais comuns em homens e mulheres. Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estimou em 17 mil casos em homens e 12 mil em mulheres. É um dos cânceres com maior mortalidade no mundo todo", explica, lembrando que a pandemia afetou o risco de mortalidade, pois houve atraso no diagnóstico e rastreamento, que foram adiados por conta da covid-19.

Clarissa Baldoto é coordenadora da Comissão de Câncer de Pulmão da SOPTERJ e Diretora Executiva do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica.