MPF lança projeto de apoio ao Cais do Valongo, no Rio

Cais do Valongo, patrimônio mundial: herança africana na zona portuária - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público Federal (MPF) lançou, no Rio de Janeiro, o projeto "MPF com a comunidade: Pequena África", voltado a apoiar o desenvolvimento do turismo cultural sustentável, de base comunitária, ligado ao patrimônio mundial do Cais do Valongo e à herança africana na zona portuária do Rio de Janeiro. Conhecida desde o início do século XX como "Pequena África", a região dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na capital fluminense, compreende a área onde nasceu o samba carioca.

O projeto integra o conjunto de ações adotadas pelo MPF para assegurar o pleno cumprimento das obrigações internacionais relativas ao reconhecimento do Cais do Valongo como patrimônio mundial da Unesco, ocorrido em 2017. Diversos documentos da organização internacional salientam a necessidade de estratégias sustentáveis que assegurem a participação da comunidade nas decisões políticas e na divisão dos benefícios econômicos gerados pelo turismo dos bens integrantes do patrimônio mundial.

O objetivo do projeto do MPF é contribuir para o fortalecimento das organizações culturais ligadas à promoção da cultura afro-brasileira, mediante ações que facilitem a inserção destas organizações e da comunidade local na economia do turismo já existente na região, gerado por atrações como o Museu do Amanhã e o AquaRio.

A iniciativa "MPF com a Comunidade" conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine), da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro (Cepir), da Frente Parlamentar Municipal da Pequena África e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

O projeto foi apresentado em outubro às organizações culturais que atenderam ao convite do MPF. Na ocasião foi lançada uma pesquisa on-line voltada a mapear os serviços, produtos e estrutura das organizações culturais que já trabalham na região. Foram realizadas também reuniões de apresentação da proposta com a Secretaria Municipal da Cultura, a Frente Parlamentar Municipal da Pequena África, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária (CDURP) e o Instituto de Governo e Gestão (IDG), gestor do Museu do Amanhã.

Uma vez identificados os serviços e produtos culturais atualmente existentes, o projeto buscará a criação e divulgação de um roteiro turístico-cultural, contendo não apenas os pontos de interesse histórico (como o Cais do Valongo ou a Pedra do Sal), mas também os centros culturais, restaurantes e pequenos negócios turísticos ligados ao patrimônio material e imaterial afro-brasileiro.

O "MPF com a Comunidade" é desenvolvido pelos procuradores da República Sergio Gardenghi Suiama e Jaime Mitropoulos, que integram o Núcleo do Patrimônio Cultural da Procuradoria da República no Rio de Janeiro.