Detran.RJ mais presente no interior

Adolfo Konder - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Adolfo Konder*

A inauguração do novo posto do Detran.RJ em Seropédica, em 22 de novembro, reforça o nosso compromisso de atender melhor o cidadão fluminense em todo o estado, oferecendo melhores serviços à população em qualquer município em que esteja. A partir da orientação do governador Cláudio Castro, o Detran.RJ vem atuando com especial atenção às cidades do interior, porque, como ele mesmo diz, não existe um estado importante sem um interior forte.

Por isso, nos últimos 12 meses reforçamos as parcerias com as prefeituras, sempre ouvindo a população e seus representantes, procurando atender suas reivindicações. Fizemos novos convênios para municipalização da gestão do trânsito e formamos muitas turmas para o curso de atualização de agentes de trânsito dos municípios. Foram capacitados quase 1 mil agentes, de 52 cidades, além de 4 mil policiais.

Em julho, retomamos as vistorias itinerantes de veículos, nas quais o Detran leva serviços aos municípios onde não há postos de vistoria, para evitar que os usuários tenham de se deslocar a outras cidades. Em setembro, foram reiniciadas também as perícias médicas itinerantes, para atender pessoas com deficiência em municípios do interior, serviço que estava suspenso desde o início da pandemia e que teve total apoio da população.

O sucesso dessas iniciativas foi tão imediato que, em menos de quatro meses, levamos os serviços de vistoria a 41 dos 92 municípios do estado, com cerca de 1.600 atendimentos. Os números mostram a importância da parceria com as prefeituras, que nos ajudaram a organizar e a divulgar as atividades.

Ainda em novembro, o Detran.RJ organizou vistorias itinerantes a dez municípios: Rio Claro, Cantagalo, Aperibé, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Conceição de Macabu, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Santo Antônio de Pádua. Alguns deles já tinham recebido o serviço e solicitaram uma nova rodada, em consequência do sucesso dos atendimentos.

Com o objetivo de atender cidades de diferentes regiões, o Detran.RJ levou a perícia médica a Petrópolis, Resende, Valença, Bom Jardim e Araruama, e o planejamento com novas datas será divulgado em breve.

Em conjunto com as prefeituras, estamos promovendo ainda ações de fiscalização e atividades educativas. A intenção não é punir, mas dar orientações aos condutores para que tenhamos um trânsito mais seguro em nossas ruas, estradas e avenidas. Nos últimos anos, os números de acidentes e de vítimas vêm reduzindo constantemente, mas ainda são muito altos.

Assim, o Detran.RJ reforça sua atribuição de levar a prestação de serviços essenciais para perto do cidadão - com ações desde a capacitação profissional de agentes e conscientização da população até a oferta de vistorias e perícias itinerantes. Com unidades em todo estado, vamos ampliando a presença do Governo do Estado no interior, sem tempo a perder.