Alunos de SG na Marina da Glória

Por

Alunos da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, de São Gonçalo, conheceram a expedição Tara Océan, que está ancorada na Marina da Glória, dentro do projeto "FrancEcolab". A visita é parte de uma parceria entre a Secretaria de Educação de São Gonçalo e o setor de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada da França no Rio de Janeiro.

Os cientistas do Tara Océan percorrem os oceanos e mares para estudar o impacto dos plásticos na vida marinha e, durante o evento, as crianças tiveram oportunidade de conversar com a tripulação e com os cientistas.

"Os passeios e as explicações são muito importantes para que as crianças entendam que precisamos proteger o planeta. O plástico, quando não descartado de forma certa, vai parar em ruas, bueiros, rios e oceanos. À medida que se decompõem no meio ambiente, os plásticos vão causando danos ao ecossistema marinho", afirmou a diretora da escola, Rosana Melo.

Para o secretário de Educação, Maurício Nascimento, a parceria com a Embaixada da França do Rio de Janeiro trouxe para as crianças não só uma nova língua, mas também outros costumes e cultura, além da questão ambiental, que é fundamental nos dias de hoje.

"Esse projeto faz parte do nosso convênio com o Consulado Francês que, além do ensino da língua, proporciona aos nossos alunos estudar um pouquinho da cultura da França, incluindo atividades culturais e passeios,
que enriquecem o conhecimento dos nossos alunos", concluiu Maurício Nascimento.

Fundação Tara Océan - Criada na França em 2003, a Fundação Tara Océan tem como principais missões explorar o mar para compreendê-lo, coletar dados sobre o mundo submarino, a fim de entender e prever as mudanças relacionadas aos riscos climáticos e ambientais. Tudo isso graças a um barco laboratório. A escuna Tara Océan, que está percorrendo a costa há um mês, chegou agora ao Rio de Janeiro.

  • Tags: