Axel Grael visita obras do Parque Orla Piratininga

Por

Projeto contempla recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga

Uma equipe da Prefeitura de Niterói fez uma visita técnica às obras do Parque Orla de Piratininga (POP), nesta terça-feira (16). O grupo percorreu vários trechos que estão sendo construídos. O projeto da Prefeitura de Niterói contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou a vistoria e destacou que o POP é um projeto inovador e único no país que vai atender as demandas da população em termos de recreação e lazer, além de cumprir a função ecológica de proteção de todos os ecossistemas do entorno, mas principalmente o projeto é uma das medidas para recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu.

"Estamos no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis verificando o avanço das obras. Estamos vendo os tanques de decantação e a construção dos jardins filtrantes que limparão toda água de drenagem que vem da cidade e chega até a Lagoa de Piratininga. As obras estão avançando e as ciclovias sendo implantadas no entorno da lagoa", disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda que, no trecho diante da Ilha do Modesto, a ciclovia já está sendo implantada junto com a calçada. "O local receberá mudas de manguezais que vão compor parte da faixa da orla e vai receber um píer de contemplação para passeio e descanso", contou ele.

Conforme dito pelo prefeito, o projeto do POP será um passo fundamental para a despoluição da lagoa que terá como um dos diferenciais a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.

As obras do Parque integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e encontram-se em implantação, nas vertentes de infraestrutura verde e paisagismo, urbanização e edificações. Atualmente, estão sendo implantados os jardins filtrantes, que constituem em ações inovadoras na linha de soluções baseadas na natureza, adotadas em países que vêm privilegiando a proteção do meio ambiente.

  • Tags: