Samba e educação na mesma toada

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi lançado na última quinta-feira (2), Dia Nacional do Samba, em evento no Solar do Jambeiro, o edital Samba e Educação. A iniciativa, que envolve várias áreas de governo, é dedicada ao incentivo de projetos sobre história africana e cultura afro-brasileira nas escolas municipais, como está previsto nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, através da mobilização da comunidade do samba da cidade, além do apoio aos projetos realizados pelas escolas.

Na ocasião, o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, afirmou que levar o samba e a cultura afro-brasileira para as escolas da rede municipal de Niterói é um sonho que está se tornando realidade.

"Este edital é uma conquista e um avanço muito grande. Mais uma vez Niterói sai na frente, em uma ação pioneira para unir samba e educação. A gente aposta muito nos resultados deste projeto. Agradeço às agremiações que vão participar desta iniciativa tão importante para a cidade de Niterói", destacou Bagueira.

O secretário de Educação de Niterói, Vinícius Wu, explicou que o projeto terá ações realizadas nas escolas ao longo do ano e promoverá seminários, cursos, oficinas e concursos visando uma educação antirracista. A iniciativa tem como intuito reconhecer a dimensão do samba como medida educativa e protagonista da construção da identidade coletiva brasileira, além de reconhecer aqueles que participam diretamente da produção do carnaval.

"Temos que valorizar os saberes das escolas de samba e vamos levar tudo isso para as escolas. Precisamos criar condições para que os educadores levem a cultura afro-brasileira para as escolas", ressaltou.