DJs do Palácio ocuparão o MAC aos domingos

William DJ será uma das atrações do evento que acontece a partir deste domingo, das 13h às 17h, na área externa do MAC - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Módulo de Ação Comunitária, carinhosamente chamado de Maquinho, é um projeto social e cultural, situado no alto do Morro do Palácio, no Ingá. Inaugurado em dezembro de 2008, tem como objetivo promover projetos de arte-educação para atender jovens, especialmente moradores da região. Neste domingo (5) e nos dois próximos (12 e 19 de dezembro), DJs moradores do morro e que integram esse projeto social realizarão uma oficina de DJs na ação "Do Maquinho ao MAC", ocupando o museu com muita música e alegria.

Segunda a produtora geral do evento, Mel Gomes, o objetivo principal é fortalecer uma conexão direta entre a arte produzida na periferia, especificamente no Morro do Palácio, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), principal espaço público cultural e turístico da cidade. "Os museus e espaços públicos precisam ser uma realidade na rotina das galeras das comunidades que produzem muita arte e cultura. O Maquinho se apresentando no MAC é levar a nossa identidade para esses espaços."

"Do Maquinho ao MAC" é a realização de uma série de apresentações de DJs moradores do Morro do Palácio que participaram do projeto social "Oficina de DJs do Maquinho", desenvolvido pelo professor e DJ Jef Rodriguez.

Para Mel, "o projeto teve relevante impacto na vida dos jovens oficineiros, que através de um espaço público, o Maquinho, tiveram a oportunidade de aprender e se lançar em novas áreas da cultura. A ideia é oferecer incentivo, vivência e valorização de participantes de projetos culturais de Niterói, em especial do Morro do Palácio, em espaços culturais como o MAC, garantindo uma troca de experiências e pertencimento à cidade através desses locais considerados "distantes" da realidade social dessas pessoas", destacou.

Para o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, essa é uma ação fundamental para garantir o direito à cultura.

"Os espaços precisam ser ocupados por toda a população. O Maquinho tem um papel relevante na formação de jovens artistas, e é preciso que isso seja integrado na prática, em toda a cidade".

O evento ocorrerá a partir deste domingo, das 13h às 17h, na área externa do MAC. Durante a atividade, um DJ convidado fará apresentações para o público. Todos os protocolos sanitários serão seguidos. É indispensável a apresentação do passaporte de vacinação para entrar no museu. A entrada é franca.