Alunos do Ciep Brasil-França são premiados pelo Consulado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Intercultural Brasil - França, em Charitas, Niterói, tem muito a comemorar. Na última semana houve a premiação dos ganhadores do projeto FranceEcoLab, estudantes da unidade escolar que alcançaram o lugar mais alto no pódio. O tema foi "Preservação de oceanos e rios, e a luta contra microplásticos" , que tinha como objetivo sensibilizar os jovens brasileiros sobre suas responsabilidades ambientais em relação ao Planeta.

Os alunos fizeram um documentário abordando pontos importantes acerca da sustentabilidade global. Eles concorreram com cerca de 3 mil estudantes de 50 escolas parceiras públicas e privadas. No total, 12 estados participaram desta competição, mas o grande vencedor foi o Ciep 449. Coube à aluna Nicole Cabral, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na unidade escolar, a missão de representar o grupo de 11 colegas de turma no Consulado da França, no Rio, para trazer o prêmio para o colégio.

A cerimônia de premiação foi marcada por muita música, alegria, orgulho e emoção. A orquestra Geringonça formada por alunos do Colégio CIEP 449, cujos instrumentos são feitos com material biodegradável, fez todo mundo cantar. O coral Bra Fra encerrou o evento.

Cícero Tauli, diretor-geral do Ciep 449, destacou os diversos prêmios que os estudantes da Intercultural Brasil-França já ganharam desde 2016.

"Foram vários prêmios conquistados por eles e, em diversas áreas, como: saúde, esporte, científico etc. Mas o maior prêmio, com certeza, é ver os nossos alunos ingressando nas universidades públicas. Não tem preço olhar eles mudando a vida de seus familiares", orgulha-se o diretor-geral.

O secretário de Estado de Educação Alexandre Valle foi homenageado pelos estudantes com um acervo riquíssimo contendo trabalhos que foram premiados em diversas competições disputadas pela escola nos últimos anos.

O prêmio pela conquista do FranceEcoLab 2021 vai possibilitar a compra de equipamentos mais modernos para a escola, contribuindo para a melhoria na realização de futuros projetos, como, por exemplo, material para compor o laboratório científico, salas de aulas, etc.

O secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle, parabenizou a todos e celebrou a parceria entre o Governo do Estado e a Embaixada da França.

"Essa parceria é extremamente importante para a educação dos estudantes da nossa rede de ensino, mas enfatizo que nada disso seria possível sem o apoio do governo e do Consulado Francês. Não posso deixar de transmitir aqui o abraço do nosso governador Cláudio Castro aos nossos queridos alunos e dizer que, apesar de estarmos saindo de um período difícil, o governador está mais do que empenhado em tirar nosso Estado da situação crítica em que se encontrava", disse o secretário de Educação.