Piloto da Escola do Clima chega ao fim

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi encerrado, ontem (7), o projeto piloto da Escola no Clima, iniciativa da Prefeitura de Niterói que oferece minicursos de Educação Climática aos alunos da Rede Municipal. A primeira turma formada foi na Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, no Caramujo, com os alunos do 9º ano. Esta é uma parceria entre as secretarias de Educação e Clima por meio do Programa Cidade
Educadora.

Os cursos ocorrem no contraturno escolar, em aulas teóricas e práticas, potencializando a educação integral e ampliando a percepção ambiental. São debatidos os conceitos de clima e tempo, efeito estufa, mudanças climáticas e inventário de gases, de forma lúdica e participativa. A partir disso, os alunos elaboram planos de ação e possíveis soluções.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, ressaltou que Niterói é conhecida por ser exemplo de compromisso com as questões ambientais e lembrou que, em breve, a cidade terá a primeira escola municipal Carbono Zero, a E. M. Marcos Waldemar, também em parceria com a Secretaria do Clima.

"Precisamos, cada vez mais, buscar uma integração maior entre as políticas educacionais e a agenda de construção de uma cidade mais sustentável e resiliente. O Escola no Clima vem para complementar e ampliar os projetos realizados pelas próprias unidades em relação ao meio ambiente. Niterói está fazendo sua parte, dando sua contribuição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável", afirmou.

O secretário do Clima, Luciano Paez, reforçou que o projeto visa criar espaços de reflexão sobre a importância do combate às mudanças climáticas, construindo capacidades, atitudes sociais e individuais para fomentar a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

"Os alunos aprenderam de forma lúdica e recreativa as atividades que emitem os gases, como mobilidade e energia, e a partir disso, produziram um plano de adaptação da escola. É um projeto para pensar no futuro, para as crianças participarem de um momento enriquecedor, de aprendizagem, de carinho, de atenção", finalizou.