Forum da EMERJ discute o racismo institucional

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A 10ª reunião do Fórum Permanente de Direitos e Relações Raciais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) terá como tema principal "Comissão de Juristas para o Enfrentamento ao
Racismo Estrutural e Institucional: Perspectivas e Desafios". O encontro acontecerá na segunda-feira, às 19h, via Zoom. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A abertura do evento será feita pelo presidente do Fórum, juiz André Nicollit, doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa; e pela vice-presidente do Fórum, promotora do MPBA Lívia Sant'anna Vaz, mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O racismo estrutural pode ser definido como o racismo que acontece dentro das instituições e se perpetua a partir de práticas de coerção e hierarquização, o que aumenta as desigualdades. São atitudes implícitas que fazem com que os negros permaneçam em lugares de subalternidade, para que outro grupo se mantenha no poder. Essas ações vão normalizando situações que são violações de direitos da população negra.

Para se inscrever, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/8074.html