Jovens do EcoSocial mostram habilidades

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, recebeu na semana passada o Festival EcoSocial de Cultura e Sustentabilidade. Alunos das 11 comunidades do programa Niterói Jovem EcoSocial expuseram para a população conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Foram 16 atividades, como oficina de hortas em caixotes, produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e até dicas de embelezamento de cílios. Os jovens que participaram do festival estão na reta final do programa.

Desenvolvido pela Prefeitura de Niterói através do Pacto Contra a Violência e realizado em parceria com a Firjan, o EcoSocial promove a inclusão social de forma qualificada, desenvolvendo habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante. Em contrapartida, os alunos atuam em ações da Prefeitura, em áreas como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas de queimadas, de Defesa Civil e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas da cidade.

Eles já são responsáveis pelo plantio de mais de cinco mil mudas de árvores na cidade. Durante o projeto, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 750.

O Jovem EcoSocial começou em outubro de 2019 e atende a mais de 370 jovens com idades de 16 a 24 anos, de 11 comunidades de Niterói.

No mês de outubro, a Prefeitura de Niterói entregou o certificado de conclusão do curso
para 93 alunos na primeira formatura do EcoSocial.