São Gonçalo realiza sua quinta Conferência de Saúde Mental

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde vão realizar, quinta-feira (16), a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental no auditório da Universo, na Trindade, das 9h às 17h. O tema será "A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)". O objetivo é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental.

A etapa municipal terá por objetivo analisar as prioridades e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental. Após a reunião no município, as propostas serão apresentadas na conferência estadual e em sequência, na conferência nacional.

"As equipes que trabalham com saúde mental na cidade vão apresentar e avaliar as metas e propostas que serão levadas para a reunião estadual", disse o coordenador de Saúde Mental da Semsa, Edmilson Pereira.

Entre os temas relacionados à atenção da saúde mental serão discutidos o fechamento dos hospitais psiquiátricos e ampliação das residências terapêuticas; redução dos danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas; saúde mental na infância e adolescência com atenção integral e o direito à convivência familiar e comunitária; saúde mental no sistema prisional; prevenção e pósvenção do suicídio e integralidade no cuidado.

Ainda serão avaliados os sistemas de gestão, financiamento público, qualificação dos profissionais envolvidos na atenção da saúde mental, garantia dos serviços, acesso à informação e uso de tecnologias e garantia do acesso universal em saúde mental.

"A saúde mental na pandemia e pós-pandemia - tanto da população quanto dos profissionais de saúde envolvidos com a saúde mental - também estará em pauta", finalizou Edmilson.