Niterói vai anunciar um pacote de iniciativas para a educação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai anunciar um pacote de iniciativas para a área da educação na sexta-feira (17). Entre as medidas está o novo modelo de educação integral, com a criação do projeto Escolas Nova Geração. Além disso, o prefeito Axel Grael vai sancionar a lei de ampliação do programa Poupança Escola para alunos a partir do 6º ano.

Com o objetivo de reduzir os efeitos da pandemia e combater a evasão escolar, a prefeitura deu início a um esforço transversal e intersetorial, envolvendo diversos órgãos de governo no desenvolvimento de projetos educacionais. O projeto Escolas Nova Geração é um desdobramento deste empenho e será uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Espaço Nova Geração.

"O projeto busca estabelecer uma estratégia para os próximos anos de ampliação da oferta de educação integral e de elevação da qualidade do ensino através de uma ampla articulação, envolvendo diferentes políticas públicas desenvolvidas em Niterói, possibilitando que a escola se torne também um território de afirmação do direito à cidade. Além disso, queremos também enfrentar o desafio da retomada de vínculos e de trazer novamente os nossos alunos e alunas para o convívio escolar enfrentando a evasão e mobilizando a comunidade escolar para o processo de matrícula do ano que vem", afirmou o secretário de Educação, Vinicius Wu.

O projeto será implementado inicialmente em duas escolas municipais: a E.M Dom José Pereira Alves, no Fonseca, e a E.M Infante Dom Henrique, na Engenhoca, que vão passar a oferecer educação em tempo integral a partir do próximo ano. As duas escolas receberão intervenções na infraestrutura física, que tornarão possível a instalação dos Ambientes Nova Geração, inspirados no projeto que funciona nos bairros do Fonseca e Cantagalo. Estes ambientes serão utilizados no desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de formação em diferentes áreas. Ambas as escolas ofertarão atividades curriculares e extracurriculares,
formação artística e cultural, etc.

Segundo o secretário, as demais unidades que funcionam em horário integral serão integradas ao novo modelo.

O Espaço Nova Geração faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência. O programa municipal oferece 1.200 vagas gratuitas em cursos como teatro, inovação tecnológica, trabalhos manuais, além de práticas esportivas no contraturno escolar para crianças e jovens de 6 a 29 anos. Funciona nos Cieps municipalizados Anísio Teixeira, no Fonseca; e Ester Botelho, no Cantagalo.