Niterói monta esquema especial para o Ano Novo

Mais de mil profissionais estarão envolvidos para garantir tranquilidade da população - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói montou um esquema especial operacional para a virada de ano na cidade. Sem a tradicional queima de fogos na Praia de Icaraí, o município quer estimular a permanência dos moradores em seus bairros colocando 10 pontos de fogos de baixo estampido em pontos específicos da Zona Norte, Sul e Região Oceânica.

Tradicionalmente fechada ao trânsito, neste ano a Praia de Icaraí contará com um fluxo normal de veículos. A população deve ficar atenta às mudanças de horários de estacionamento nas vias. Para quem for se deslocar, a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público. A Defesa Civil do município montou um esquema especial para atendimento de emergências.

A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) elaborou um esquema especial de trânsito para organizar a circulação de veículos nos bairros e locais específicos para estacionamentos. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) estará nas ruas com mais de 250 guardas municipais e agentes da Seop garantindo o ordenamento público.

A queima de fogos acontecerá nos seguintes locais: Barreto (ETE do Barreto); Vila Ipiranga/ Fonseca/Engenhoca (Mirante da Vila Ipiranga); Caramujo (Parque Esportivo e Social); Santa Rosa (Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora); Ingá (Maquinho / Morro do Palácio); Morro do Cavalão (Reservatório); Jurujuba (Forte do Pico); Badu/Pendotiba (Reservatório); Camboinhas (Reservatório de água) e Itaipu (Loteamento Boavista, em frente ao Corpo de Bombeiros).

Os agentes públicos contarão com apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que conta com 522 câmeras monitorando a cidade 24 horas. Uma base de apoio operacional será montada ainda, na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, para apoiar os órgãos públicos.

Durante a virada do ano, operadores da NitTrans estarão posicionados em pontos estratégicos da cidade para garantir a ordem no trânsito. Também haverá interdição e proibição de estacionamento.

Está proibido estacionar, desde 22h de quinta-feira (30) até às 8h do dia 1º de janeiro em toda a extensão da Praia de Icaraí e da Praia das Flechas, compreendendo o trecho entre a Estrada Fróes e a Rua Paulo Alves, no Ingá. Nesta sexta-feira, é proibido estacionar na Av. Quintino Bocaiúva, no trecho entre as avenidas Presidente Roosevelt e Rui Barbosa, e na Av.Prefeito Silvio Picanço, entre a Av. Rui Barbosa e R. Juiz Alberto Nader, em Charitas, das 8h às 21h.

Serão implantadas duas faixas reversíveis em direção a São Francisco na Avenida Roberto Silveira das 17h às 22h no dia 31. A montagem da faixa reversível poderá ser reduzida para uma faixa ou mesmo suspensa de acordo com o fluxo de veículos.

Ao todo, 50 operadores de trânsito estarão distribuídos pelas principais vias da cidade e na reversível montada na Avenida Roberto Silveira. Também haverá um operador em cada ponto de queima de fogos, a fim de garantir a fluidez do trânsito na virada do ano.

Além da disposição dos operadores em pontos estratégicos, haverá reforço na orientação do trânsito nas orlas das praias de Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, São Francisco e Charitas.