Procon cobra respostas de empresas de cruzeiros

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O Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) notificou ontem (4) a MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros para prestar esclarecimentos sobre surtos de covid-19 a bordo das embarcações que operam na costa fluminense.

O diretor jurídico, Silvio Romero, disse que a principal questão refere-se às providências das empresas para evitar o avanço da doença e, diante do que aconteceu, quais serão as medidas para garantir o direito do consumidor.

Romero questiona quais serão as alternativas para o consumidor que teve a viagem interrompida, se ele terá o dinheiro de volta, se há possibilidade de remarcação; se aquele que ainda tem a viagem marcada está sendo informado previamente sobre a situação, se a viagem está mantida, até quando tem opção de confirmar a viagem; em caso de cancelamento, em quanto tempo será reembolsado, se as empresas ofereceram crédito e se o consumidor fez essa opção, em quanto tempo poderá usar? "Queremos que as empresas esclareçam todas essas questões relativas ao direito do consumidor", afirmou o diretor do Procon-RJ.

A partir do recebimento da notificação, as empresas terão dez dias para responder ao Procon-RJ.

A MSC e a Costa Cruzeiros deverão dar ainda informar quantos cruzeiros estão previstos para a temporada 2021/2022 e quantos têm como rota o estado do Rio de Janeiro. As empresas terão de dizer qual o plano que haviam elaborado para o esperado aumento de casos de covid e por que este não se mostrou eficiente, já que houve a interrupção momentânea da temporada.